Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > INPI concede mais um registro de programa de computador ao IF Sudeste MG

INPI concede mais um registro de programa de computador ao IF Sudeste MG

O desenvolvimento do programa SISVAL contou com a participação de alunos, bolsistas, professores, TAEs e egressos da instituição
"O registro concedido pelo INPI assegura a proteção legal do programa de computador, garantindo que o IF Sudeste e os inventores tenham os direitos exclusivos sobre a criação. Isso não apenas reconhece o mérito da instituição e dos profissionais da área de pesquisa e desenvolvimento, mas também incentiva a contínua busca por soluções inovadoras para solucionar problemas reais, uma vez que o programa atende a uma demanda do próprio Núcleo de Inovação", considera Flávia Couto Ruback Rodrigues , diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITTEC.

O IF Sudeste MG alcançou mais um marco significativo no campo da inovação tecnológica ao depositar o programa de computador intitulado "SISVAL – Um sistema para valoração de patentes e ativos intelectuais" e ter o registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este feito destaca o compromisso da instituição com o desenvolvimento tecnológico e a proteção intelectual de suas criações.

Segundo os inventores, o programa foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o NIT do IF Sudeste MG a valorar novas tecnologias. Para tal, explicam eles, o programa possui função de registro, edição e login de usuários, cadastro, edição, visualização e deleção de dados de valoração. Nesse sistema é possível utilizar os seguintes métodos de valoração de projetos: Pita, Fluxo de Caixa Descontado, Royalty Rates e Sunk Cost.

O programa de computador foi desenvolvido pelos bolsistas e estudantes do Campus Juiz de Fora, Icaro Bernard Silva de Almeida e Mauricio Azevedo Franco Ladeira; pelos professores do mesmo campus Emerson Augusto Priamo Moraes e Luciano Polisseni Duque; pelas técnicas administrativas em educação (TAEs) do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) da instituição Flávia Couto Ruback Rodrigues e Juliana Godinho de Oliveira; e pela egressa do campus Juiz de Fora e atual bolsista do NITTEC, Raysa Friaça Andrade de Mello.

"O registro concedido pelo INPI assegura a proteção legal do programa de computador, garantindo que o IF Sudeste e os inventores tenham os direitos exclusivos sobre a criação. Isso não apenas reconhece o mérito da instituição e dos profissionais da área de pesquisa e desenvolvimento, mas também incentiva a contínua busca por soluções inovadoras para solucionar problemas reais, uma vez que o programa atende a uma demanda do próprio Núcleo de Inovação", considera Flávia Couto Ruback Rodrigues , diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITTEC.