Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 12 > Corregedoria do IF Sudeste MG promove capacitação sobre Processo Administrativo Disciplinar
conteúdo

Geral

Corregedoria do IF Sudeste MG promove capacitação sobre Processo Administrativo Disciplinar

A capacitação, ocorrida nos dias 29 e 30 de novembro, teve como público-alvo os servidores do instituto que atuam nas diversas comissões processantes

Nos dias 29 e 30 de novembro, o auditório da Reitoria do IF Sudeste MG foi sede de uma capacitação em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) voltada aos servidores do instituto que atuam nas diversas comissões processantes. Trata-se de uma iniciativa da Corregedoria do IF Sudeste MG que pretende promover a capacitação contínua desses servidores, buscando a efetividade e o aprimoramento do processos inerentes à temática correcional. Em 2023, diferente do ano anterior, a capacitação foi presencial e contou com cerca de 25 servidores das diversas unidades do IF Sudeste MG. A capacitação deve ocorrer anualmente. 

O curso prático-básico sobre temas e procedimentos necessários à condução dos Processos Correcionais teve como instrutora a Corregedora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, a servidora Andréia da Silva Correia. Num primeiro momento, foram abordados aspectos mais gerais, tais como: o poder disciplinar da administração pública; fluxos dos processos administrativos disciplinares; o papel das comissões processantes; meios de provas, dentre outros. Na segunda parte, com abordagem mais prática, os temas incluíram: Estudos de casos – Falta de urbanidade, desídia, assédio sexual e abandono de cargo. 

Para o corregedor do IF Sudeste MG, Leandro Curty Bergamini, "essas ações visam o aprimoramento e o aperfeiçoamento dos nossos processos administrativos disciplinares, na medida em que trazem informações práticas sobre temas tratados cotidianamente na esfera sancionadora. Destaco ainda o papel primordial realizado pelas comissões, que geram mudanças positivas no comportamento dos nossos servidores, o que reflete no ambiente organizacional. Um serviço público de qualidade passa necessariamente por servidores probos, íntegros, leais e justos", avalia o corregedor.