Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 12 > Processo Seletivo: editais de matrícula trazem informações sobre próximos passos

Destaque

Primeira convocação para matrícula acontece em 8 de janeiro; vagas ociosas para lista de espera serão divulgadas em 29/1

O resultado final do Processo Seletivo 2024.1 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) será divulgado em 22 de dezembro, mas os candidatos já podem se planejar para a possibilidade de ingresso como estudantes da instituição. Os editais de matrícula (um relativo à graduação e aos cursos técnicos; outro referente à pós-graduação), que trazem todas as datas e a documentação necessária para o procedimento, já estão disponíveis na página ifsudestemg.edu.br/matriculas.

Atenção: em 22 de dezembro, você poderá consultar o resultado final do Processo Seletivo em ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, na aba Resultados.

A convocação dos candidatos para matrícula na chamada regular do Processo Seletivo acontecerá em 8 de janeiro de 2024, com a publicação das listas também em ifsudestemg.edu.br/matriculas. Em seguida, eles deverão se matricular no IF Sudeste MG de 9 a 12 de janeiro, de forma on-line, no sistema disponibilizado na mesma página. É fundamental consultar no edital a documentação comprobatória exigida para o grupo de concorrência no qual o candidato se cadastrou na seleção.

Candidatos excedentes

Quem não se classificou dentro das vagas também devem ficar atento(a), pois poderá ser convocado(a) para a matrícula já na chamada regular (ou primeira chamada), para o preenchimento de vagas de grupos de concorrência em que houve um número de inscritos inferior ao de vagas.

Candidatos pretos, pardos ou indígenas

Nos itens 6 e 7 e em anexos do edital, você pode conferir também os procedimentos referentes à comissão de heteroidentificação, para classificados nos grupos L2, L6, L10 e L14 (candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas).

Candidatos menores de idade

Caso o candidato seja menor de idade, a solicitação de matrícula deverá ser feita por um responsável.

Resultado das matrículas

O resultado provisório da análise dos pedidos de matrícula será divulgado em 19 de janeiro. Em caso de indeferimento (ou seja, se a matrícula não for inicialmente aceita), será possível protocolar recurso e fazer as correções necessárias em 22 ou 23 de janeiro. No dia 29, será divulgado o resultado definitivo da análise.

Vagas ociosas

Também em 29 de janeiro, serão divulgadas informações sobre as vagas ociosas em cada curso técnico e de graduação. Assim, aqueles candidatos que não tiverem sido convocados para matrícula na chamada regular terão a chance de manifestar interesse por essas vagas na lista de espera. O prazo para este procedimento, que deverá ser realizado na própria página de inscrição da seleção, vai de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2024.

No caso dos cursos de pós-graduação, não haverá a lista de espera, mas uma segunda chamada.

Para esclarecer dúvidas relativas à matrícula, você pode enviar mensagem ao e-mail matricula@ifsudestemg.edu.br.