Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 12 > Projeto "Meditação no Campus" vira capítulo de e-book

Projeto "Meditação no Campus" vira capítulo de e-book

Projeto já foi apresentado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - IV COBICET e agora foi selecionado para compor e-book

O projeto "Meditação no Campus", que teve como produto o aplicativo mindIF, já foi aprovado e apresentado no IV COBICET: Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e agora vai virar capítulo de livro. O artigo sobre o projeto foi selecionado para compor o e-book "Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar".

“Aos poucos o projeto 'Meditação no Campus' vai criando uma cultura meditativa nos campi onde é realizado, trazendo benefícios aos participantes. Segundo os relatos de alguns usuários assíduos,  em poucas sessões já conseguiram perceber bons resultados,  como diminuição da ansiedade, aumento do relaxamento, consciência corporal e respiratória", comemora o coordenador, Sérgio Muinhos.

"Meditação no Campus"

O projeto visa promover a prática de meditação na comunidade acadêmica da Reitoria e dos campi Juiz de Fora e Rio Pomba do IF Sudeste MG. De caráter interdisciplinar, a iniciativa envolveu a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho, profissionais de Yoga e meditação e o curso de Ciência da Computação do instituto. O projeto se inspirou nos protocolos MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e MBHP (Mindfulness Based Health Promotion), enfocando técnicas meditativas com benefícios comprovados em grandes centros de pesquisa mundiais.

Com início em 2018, por meio do projeto "Medita Ação", o "Meditação no Campus" já está em sua 5ª edição. Em 2022 e 2023, o projeto foi executado e aprovado no âmbito dos Editais 04/2022 e 03/2023 para submissões de projetos extensionistas de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PROEX/CAS). Segundo Sérgio Muinhos, coordenador da iniciativa: “ aos poucos o projeto 'Meditação no Campus' vai criando uma cultura meditativa nos campi onde é realizado, trazendo benefícios aos participantes. Segundo os relatos de alguns usuários assíduos,  em poucas sessões já conseguiram perceber bons resultados,  como diminuição da ansiedade, aumento do relaxamento, consciência corporal e respiratória", comemora o coordenador.

MindIF

Destaca-se ainda o desenvolvimento do aplicativo mindIF, que oferece meditações guiadas e um sistema de recompensas para acompanhar o progresso dos usuários, concebido para uso em contexto educacional, o que confere alto grau de ineditismo tanto ao projeto em si, quanto ao software desenvolvido. O objetivo é tornar a meditação acessível a todos, proporcionando momentos de paz e tranquilidade em meio a uma rotina agitada.

Contextualizando

O projeto "Meditação no Campus", e também o aplicativo mindIF, assumem grande importância no contexto atual de emergência devido à recente onda de violência nas escolas. A meditação é associada a uma profunda e bem estabelecida cultura de paz, e, segundo várias pesquisas científicas, ela traz inúmeros benefícios nesse sentido, tanto na diminuição de intercorrências individuais isoladas, quanto de aspectos de violência sistêmica, com impactos relevantes em aspectos biológicos, psicológicos e nas relações sociais, redução da tensão, estresse, baixa auto estima, dentre outros.