Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 02 > IF Sudeste MG terá nova unidade em São João Nepomuceno

IF Sudeste MG terá nova unidade em São João Nepomuceno

Ao todo, Minas Gerais terá oito novas unidades de IFs; anúncio foi feito pelo Governo Federal na última quinta-feira (8)
Exibir carrossel de imagens Sao Joao Nepomuceno recebera novo campus do IF Sudeste MG

Sao Joao Nepomuceno recebera novo campus do IF Sudeste MG

O Governo Federal anunciou, na última quinta-feira (8), investimentos para a implantação de oito novas unidades de Institutos Federais no estado de Minas Gerais, sendo uma delas na cidade de São João Nepomuceno, na Zona da Mata Mineira. A unidade a ser criada  irá compor o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) junto aos outros dez campi já existentes na instituição.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação Camilo Santana durante evento  em Belo Horizonte (MG), na presença do presidente Lula e do reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, entre outras autoridades. Segundo o Ministro, a implantação de oito novos campi de Institutos Federais em Minas Gerais já constam no escopo do Novo PAC, com um investimento de R$ 200 milhões. Na ocasião, ficaram assegurados ainda R$ 29 milhões para a infraestrutura dos campi já existentes, com a construção de 17 novos restaurantes estudantis e a reforma de outros dois.

Questões como sede, tamanho e cronograma de execução da nova unidade do IF Sudeste MG ainda serão tratados com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com a Prefeitura de São João Nepomuceno. "Faremos um pedido de reunião com a Setec para alinharmos todos os detalhes e assim que tivermos mais informações, repassaremos", antecipou o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz.

Ainda segundo o reitor, a definição das cidades foi uma decisão da Casa Civil. “Estamos falando de uma política social de ampliação da educação e nós, enquanto IF Sudeste MG, assim como todos os IFs do país, fazemos parte desse movimento. Sabíamos que a escolha de localidades para novas unidades não seria nossa. Mesmo assim, buscamos sempre auxiliar a Setec com estudos e análises para o processo de decisão e São João Nepomuceno foi um dos 12 municípios que se habilitaram a receber uma unidade. Agora nossa função é trabalhar para que tudo dê certo”, comprometeu-se o gestor.

O prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José, comemorou a futura implantação do novo campus do IF Sudeste MG como uma conquista: "A implantação representa a busca de soluções para atenuar graves problemas sociais e de contribuir para inserção no mercado de trabalho de jovens na faixa etária entre 18 a 29 anos, promissores profissionais autônomos. E, ainda disponibilizar para o mercado regional mão-de-obra qualificada, por intermédio do Ministério de Educação, com vistas a ministrar cursos de interesse para região, para termos mão-de-obra qualificada e para maior desenvolvimento econômico e social, diminuir o desemprego, a violência e criminalidade entre os jovens."

Interiorização aliada à consolidação

Quem conhece a proposta dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sabe que interiorização é uma palavra-chave. E segundo o reitor, ela é possível quando a educação pública e gratuita não se limita às grandes capitais, mas se expande. “Todos nós, nossos campi, somos fruto de expansão da Educação Profissional e Tecnológica. A gente precisa ir para dentro do Brasil. O que aconteceu hoje é concretizar o que de fato fomos feitos pra fazer: interiorizar.”

Governo anuncia pacote de investimentos em Minas Gerais

Entretanto, o reitor entende que esta conjuntura precisa de cuidados: “É um tema sensível e que temos discutido fortemente com o Governo. Ainda temos muitas carências em nossas unidades e um processo de ampliação não pode se sobrepor aos projetos já existentes e em andamento. Nosso objetivo será utilizar os benefícios dessa ampliação para também auxiliar na consolidação.”

As demais instituições mineiras contempladas são o IFMG, o IFNMG e o IFSULDEMINAS, sendo cinco para a primeira e uma para cada uma das demais.  As outras cidades a sediarem novas unidades são João Monlevade, Sete Lagoas, Caratinga, Belo Horizonte, Minas Novas, Bom Despacho e Itajubá.

Com informações do Ministério da Educação