Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 02 > Transparência ativa: lançado painel “IF Sudeste MG em números”
conteúdo

Destaque

Transparência ativa: lançado painel “IF Sudeste MG em números”

Ferramenta criada pelo Campus Cataguases e pela ProAd orienta gestão na tomada de decisões e ajuda comunidade a conhecer a instituição
Exibir carrossel de imagens Imagem de fabrikasimf no Freepik

Imagem de fabrikasimf no Freepik

Investimentos em bolsas, assistência estudantil, obras em andamento.. são exemplos de dados que qualificam e refletem a realidade do IF Sudeste MG. Mas como ter acesso facilitado a eles? Buscando a transparência ativa em um assunto do interesse de todos - o orçamento institucional -, a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (ProAd) junto ao professor Alex Fernandes, do Campus Cataguases, conduziram à prática um projeto inovador voltado a gestores e à comunidade em geral: o painel “IF Sudeste MG em Números”.

Lançado em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) na última terça-feira (20), o painel orçamentário é uma ferramenta automatizada, cujo objetivo principal é transparecer para a comunidade os principais dados orçamentários do IF Sudeste MG, promovendo conhecimento e gerando informações capazes de embasar a tomada de decisão por parte dos gestores. A atualização é totalmente automatizada, podendo ser diária, semanal ou mensal, a depender da necessidade da informação.

Apresentando não só valores, mas também análises e comparativos, o  “IF Sudeste MG em Números” é fruto de um projeto pioneiro, já que a ProAd nunca havia participado de ações voltadas ao desenvolvimento de um produto para a instituição. Segundo a pró-reitora de Administração, Alice Aleixo, já existia a intenção e até a tentativa de se desenvolver um painel no setor, porém, o volume de trabalho não permitia a dedicação que a criação da ferramenta necessitava. “Por isso foi tão importante e essencial este trabalho coletivo”, destacou Alice, cujo contato com profissionais do Campus foi crucial para a materialização dos planos. “A iniciativa surgiu de uma visita minha ao Campus Cataguases em que tive a oportunidade de conversar sobre o assunto com o prof. Alex, que tem grande experiência e conhecimento em análise de dados, e se interessou pela minha proposta”, relatou. 

painel orçamentário.png

Naturalmente, o projeto envolveu a participação de estudantes. Entre eles, a estagiária do curso Técnico em Informática do Campus Cataguases, Jumara Gonçalves Melo. A partir de dados e modelos de painéis fornecidos pela ProAd, a aprendiz ajudou a desenvolver o novo recurso, que concluiu-se após supervisão e aplicação de correções. Para a discente, o desenvolvimento do painel envolveu desafios, principalmente devido ao grande volume de dados e à necessidade de adaptá-los para uma apresentação visual clara e eficiente. Ao final, ela classifica o resultado de forma positiva: “A experiência proporcionou um aprendizado significativo em diversas áreas. Sinto-me extremamente satisfeita com o resultado do projeto e orgulhosa da minha contribuição.”, declarou Jumara. Ela ainda agradeceu a oportunidade de participação e espera poder contribuir com seus conhecimentos e habilidades em projetos futuros.

Além de Jumara, participaram voluntariamente os alunos Hudson Carvalho, Michel Neres e Poliana de Morais, todos do curso de especialização em Análise de Marketing Digital. A articulação da equipe foi facilitada pelo professor Alex, que coordena ambos os cursos citados.

O painel orçamentário “IF Sudeste MG em Números” pode ser acessado na página Painéis da Pró-Reitoria de Administração