Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 03 > IF Sudeste MG divulga edital para seleção do Programa Bolsa Permanência

IF Sudeste MG divulga edital para seleção do Programa Bolsa Permanência

A inscrição do(a) estudante quilombola ou indígena ocorrerá de forma contínua (até o final de 2024), formando o cadastro de reserva do Programa

Buscando viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o IF Sudeste MG abre inscrições para o Edital Nº 15/2024. Voltada a estudantes de graduação presencial que se enquadrem na condição de quilombolas ou indígenas, a seleção visa à formação de Cadastro de Reserva para que os(as) selecionados(as) se inscrevam no Programa Bolsa Permanência (PBP).

O valor é de R$1.400,00 mensais e será pago diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao(a) estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício.

Inscrições
Os(as) estudantes quilombolas ou indígenas do IF Sudeste MG poderão se inscrever de forma contínua, até o final do ano de 2024, pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP. É necessário preencher um formulário socioeconômico e enviar os documentos anexos ao Edital.

O processo de inscrição é realizado dentro do próprio sistema. Mas, após a inscrição, os(as) estudantes deverão enviar para o e-mail "assistenciaestudantil@ifsudestemg.edu.br" os documentos para a comprovação da condição de estudante indígena e quilombola, conforme o item 3.1 do Edital.

Requisitos

Poderá receber a Bolsa Permanência o/a estudante que cumprir todas as seguintes condições:

I. não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
II. ter assinado o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo I do edital);
III. ser estudante regularmente matriculado e frequente em curso de nível superior, presencial, ofertado pelo IF SUDESTE MG e que se considere indígena ou quilombola, independentemente da carga horária do curso no qual
está matriculado;
IV. ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pelo IF Sudeste MG, no âmbito do Sistema (SISBP).

O SISBP é um instrumento de gerenciamento das ações relacionadas ao PBP, sobretudo, o ingresso de discentes e o pagamento de bolsas. Mais informações poderão ser obtidas nesta página.

Mais sobre o Programa

O Programa de Bolsa Permanência - PBP foi instituído em 2013, com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de
vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior, especialmente estudantes quilombolas e indígenas.

Além de viabilizar a permanência de indígenas e quilombolas, o Programa busca reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior,
por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.