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Pesquisa

XV Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica está com editais abertos

As inscrições começam no próximo dia 12 e seguem até 27 de maio e deverão ser feitas pelo orientador por meio do Sistema Inovare

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG informa que foram lançados os Editais 0006/2024, 0007/2024 e 0008/2024 para seleção de projetos de pesquisa do XV Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, ciclo 2024/2025. O certame contempla os campi Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei, Santos Dumont e Ubá. As modalidades de bolsas PIBIC Jr.-CNPq/PIVIC Jr.-IF Sudeste MG são voltadas para os estudantes do ensino médio. Já as bolsas dos editais das modalidades  PIBIC-FAPEMIG, PIBIC-CNPq, PIBIC-Af-CNPq e PIVIC-Grad IF Sudeste MG, PIBITI-CNPq e PIVIC-IT- IF Sudeste MG  são voltadas para os estudantes de graduação.

As inscrições começam no próximo dia 12 e seguem até 27 de maio e deverão ser feitas pelo orientador por meio do Sistema Inovare (inovare.ifsudestemg.edu.br), cadastrando o projeto de forma online e anexando os documentos solicitados nos editais.

Edital 0008/2024 PIBIC Jr:  https://inovare.ifsudestemg.edu.br/administracao/edital/anexos/2024_0008/edital08pibicjr.pdf

Edital 0007/2024 PIBITI-CNPq:  https://inovare.ifsudestemg.edu.br/administracao/edital/anexos/2024_0007/edital07pibiti.pdf

Edital 0006/2024 PIBIC- Fapemig/PIBIC CNPq:  https://inovare.ifsudestemg.edu.br/administracao/edital/anexos/2024_0006/edital06pibic.pdf

O Programa

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica foi criado para promover a iniciação de estudantes técnicos de nível médio dos campi do IF Sudeste MG na pesquisa científica e sua convivência com o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos. Entre seus objetivos, estão:

Estimular os pesquisadores a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes dos níveis médio e de educação profissional;

Incentivar a participação de estudantes do ensino médio e de educação profissional junto nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação e, ao mesmo tempo, favorecer um despertar para a atividade científica e

Propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e criativo e da aprendizagem de técnicas e métodos científicos, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.