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Consulta Pública: opine sobre a versão atualizada do SIG

Sistema integra ambientes digitais e é importante para o dia a dia de estudantes e servidores. Saiba como testar a versão atualizada e opine!

Está aberta, até 2 de março, conforme previsto na Resolução COGD nº 14/2024, a consulta pública à comunidade do IF Sudeste MG sobre as funcionalidades da versão atualizada do SIG. Servidores e estudantes podem opinar.

Qual é o objetivo da Consulta Pública?

O objetivo é identificar se todas as funcionalidades já existentes na atual versão (versão de produção) continuam funcionais e, de forma geral, se os dados foram migrados. Igor Meneguitte, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF Sudeste MG, afirma que toda atualização de sistemas e migração de dados apresenta problemas após a sua ativação e a consulta pública visa identificar erros ainda não detectados, buscando suas correções, minimizando os impactos na migração para a versão atualizada.

Por que participar?

"A participação do usuário na identificação de erros, falhas e bugs em sistemas de informação é uma prática essencial para garantir a qualidade do software", diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF Sudeste MG.

O SIG é extremamente importante para servidores e estudantes. Ele integra diferentes ambientes digitais de forma segura e organizada. A maior parte dos sistemas utilizados pelos servidores está integrada ao SIG: Recursos Humanos, Financeiro, Protocolos, Processos, entre outros. Estudantes utilizam o sistema é usado para fazer matrícula e rematrícula, acessar notas, entre outras possibilidades.

"A participação do usuário na identificação de erros, falhas e bugs em sistemas de informação é uma prática essencial para garantir a qualidade do software. Nesse sentido, a consulta pública desempenha um papel fundamental na busca pela efetiva implementação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), promovendo transparência e fortalecendo a confiança dos usuários na nova versão do sistema. Além disso, o envolvimento da comunidade estimula o engajamento e contribui para o desenvolvimento de uma solução mais eficiente, robusta e alinhada às necessidades dos usuários", explica Igor Meneguitte.

Como participar?

Para contribuir, é necessário que a comunidade siga os seguintes passos:

  • Utilize a versão atualizada do SIG, no ambiente da consulta pública, e realize as atividades que já faz normalmente;

  • Identifique problemas nas funcionalidades dos módulos, ou seja, o que normalmente funciona na atual versão do SIG e que não está funcionando na versão atualizada;

  • Verifique também se sumiram dados nessa nova versão;

  • Reporte os problemas identificados no formulário de consulta pública.

Como acessar o ambiente de teste

Clique no link que dá acesso à versão atualizada do SIG. O usuário e a senha são os mesmos do SIG atual. Acesse o Banco de dados "Dados de 02/01/2025".

Depois de testar, é hora de preencher o Formulário de consulta pública. Na segunda página do documento, há instruções de como preenchê-lo. E ele pode ser preenchido várias vezes, uma para cada problema identificado.

Processo de atualização do SIG

O projeto de atualização do SIG vem sendo desenvolvido pelas equipes das coordenações de infraestrutura (CIRC) e de sistemas de informação (CSI) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.O processo de atualização do SIG teve início em 2021 e, desde maio de 2022, vem sendo monitorado bimestralmente pelo COGD. Para saber mais sobre as etapas pelas quais o projeto passou desde então, como sua aprovação, definição da metodologia de acompanhamento e dos indicadores de entrega e decisões tomadas pelo COGD, acesse o link. A entrega do projeto à comunidade está prevista para junho de 2025.