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UAB: IF Sudeste MG seleciona graduados em qualquer área para tutoria a distância
Na última segunda-feira (10), o IF Sudeste MG publicou o Edital nº 3, destinado à seleção de tutores que irão compor cadastro reserva para o curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação, ofertado na instituição pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Há previsão de seis vagas, destinadas a servidores e estudantes de pós-graduação do IF Sudeste MG, desde que sejam graduados em qualquer área do conhecimento. O valor da bolsa é de R$1.100, pagos por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As inscrições vão de 14 a 31 de março e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, utilizando-se login de uma conta Google. Além de preencher as informações requeridas, será necessário efetuar upload de arquivo único, com volume máximo de 10 MB e em formato PDF, contendo a documentação de inscrição e a documentação complementar. Ambas estão descritas no edital.
Poderão se inscrever servidores integrantes do quadro permanente do IF Sudeste MG e alunos regularmente matriculados em cursos de pós-graduação da instituição. Também fazem parte dos pré-requisitos: ter disponibilidade de 20 horas semanais a serem trabalhadas a distância (de acordo com a necessidade da coordenação do programa), além de disponibilidade para viagens aos polos de apoio presencial de Minas Gerais, possivelmente aos finais de semana, quando necessário.
A seleção é composta por análise de currículo como etapa única e a validade dos resultados se estenderá por dois anos.
Atribuições de tutor(a)
O tutor ou tutora a distância da UAB / IF Sudeste MG terá várias responsabilidades essenciais, que incluem:
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Treinamento e atualização: participar de cursos de atualização sobre o SIGAA e outros treinamentos necessários, incluindo encontros síncronos e presenciais, quando necessário.
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Apoio aos estudantes: prestar atendimento aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mediando a interação entre eles, a equipe pedagógica e a coordenação do curso.
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Interação diária: acessar as disciplinas diariamente, respondendo às dúvidas dos alunos dentro de prazos estabelecidos (24 horas durante a semana, 48 horas no fim de semana).
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Acompanhamento pedagógico: monitorar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, promovendo discussões e soluções para problemas pedagógicos.
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Correção de trabalhos: aplicar e corrigir os trabalhos acadêmicos e exames presenciais, dentro de prazos de 7 dias.
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Interação com a coordenação: manter contato constante com o coordenador de curso e os professores, participando de reuniões de acompanhamento e planejamento.
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Apoio administrativo e didático: auxiliar o professor formador em atividades administrativas e pedagógicas.
Também será exigido dos selecionados: conhecer os materiais didáticos e recursos tecnológicos utilizados no curso, participar de reuniões pedagógicas e formações oferecidas pela UAB/IF Sudeste MG; monitorar frequência e produzir relatórios mensais, participar de aulas síncronas quando necessário e criar vídeos curtos em colaboração com o professor formador. Tais atribuições visam garantir a qualidade do ensino, o acompanhamento contínuo dos alunos e o bom funcionamento das atividades pedagógicas e administrativas.