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Encontro da Gestão 2025-2029 promove integração e troca de experiências
“Diálogo, formação, transparência e união”: estas foram as palavras usadas pelo reitor eleito, Valdir José da Silva, para definir o Encontro: “Na minha trajetória, sempre acreditei que a educação é a base de tudo. É preciso estudar para ser um bom profissional, para ser docente, para ser um técnico administrativo em educação e até para sermos melhores pais. Para sermos melhores gestores e gestoras, também é preciso estudar e investir em formação. A troca de experiências promovida no Encontro, foi fundamental. Ouvir casos de êxito e pensar em como utilizá-los/adaptá-los para nossa instituição é o primeiro passo para uma gestão pública responsável e eficiente”, avalia o professor Valdir.
Fabrício Tavares de Faria, que assumirá a Pró-reitoria de Administração do IF Sudeste MG, também destacou a troca de experiências como ponto forte do evento, além da integração entre os futuros gestores, o fortalecimento de vínculos e o alinhamento de expectativas em relação ao futuro da Rede: “Em um ambiente colaborativo e propositivo, os participantes puderam compartilhar perspectivas, desafios regionais e ideias inovadoras para a construção de uma gestão participativa e eficiente. Tivemos a oportunidade de pensar e articular ações conjuntas, fomentando a cooperação entre os institutos e fortalecendo a atuação em rede”, reflete Fabrício.
Marcos Pavani de Carvalho, que estará à frente da Pró-reitoria de Ensino, afirma que o Encontro da Gestão 2025-2029 promoveu momentos significativos de escuta, articulação e alinhamento entre gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da Reitoria e dos campi: “As discussões possibilitaram a compreensão dos principais desafios institucionais e a identificação de diretrizes comuns para uma gestão integrada. Um ponto de destaque foi a participação de parlamentares que apoiam a Rede Federal, o que reforçou a importância do diálogo institucional na defesa da educação pública. Além disso, a presença do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, professor Charles Okama, contribuiu de forma expressiva ao apresentar um panorama das políticas nacionais e perspectivas para o fortalecimento da Rede, ampliando a visão estratégica dos participantes”, avalia ele.
Para Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado, que assumirá a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, o Encontro foi o início do alinhamento das diretrizes institucionais e do planejamento das ações futuras: “As palestras e discussões com os convidados foram muito densas e ocuparam a maior parte da programação, como já se imaginava. Mas, nesses momentos conjuntos, de participação externa e de participação interna, tivemos a oportunidade de debater a nossa realidade institucional e traçar a diretiva da base que precisa ser construída para os próximos anos”, conta ela.
De acordo com José Manoel Martins, que assumirá a Pró-reitoria de Extensão, “o encontro em Brasília foi uma demonstração de responsabilidade e preocupação da futura gestão com o IF Sudeste MG, promovendo o alinhamento das diretrizes institucionais e o planejamento de ações estratégicas para os próximos anos. O acolhimento realizado pela SETEC e pela equipe liderada pelo Professor Charles Okama, atual Diretor de Desenvolvimento da Rede, fez toda a diferença”.
Assim como os demais futuros pró-reitores, José Manoel enfatizou a integração promovida pelo Encontro: “Foi uma oportunidade única que todos nós tivemos para estreitarmos ainda mais as relações interpessoais e demonstrarmos para toda a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG o sentido de unidade institucional, para um crescimento coletivo e sustentável de todas as nossas unidades”, relata Martins.
Para Eduardo Borges, futuro Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, "participar do Encontro foi uma singular oportunidade de aprendizado, articulações e de trabalho conjunto. Tenho plena clareza de que a partir das atividades desenvolvidas nos encontramos, todos os participantes, mais conscientes frente aos desafios, e também mais conhecedores de oportunidades para o IF Sudeste MG e região".
Compartilhando conhecimentos
Parece ser ponto pacífico entre os novos gestores que não basta produzir conhecimentos e definir estratégias, é preciso compartilhá-los. Diante disso, outras palavras constantes nas palestras e atividades do encontro foram: Comunicação e Confiança. E, conforme o reitor eleito, tais palavras são estratégicas para o sucesso da nova gestão: “Uma comunicação assertiva e cuidadosa, que atue com foco no crescimento institucional, e a confiança em um trabalho conjunto, em que cada unidade, cada gestor, contribua da melhor forma possível para o crescimento do IF Sudeste MG como um todo, são fundamentais. Em nossa gestão, teremos o compromisso com a formação constante dos gestores e um diálogo aberto para avançarmos juntos”, planeja Valdir.
Temas debatidos
Durante os três dias de evento, ocorreram discussões estratégicas e essenciais para o futuro do IF Sudeste MG e das demais instituições da Rede Federal. Entre os temas debatidos, destacam-se a importância do planejamento de longo prazo, a necessidade de consolidação da identidade institucional e o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Foram discutidas estratégias para otimizar recursos, desenvolver projetos interinstitucionais e articular políticas públicas em benefício do desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do país.
A preparação dos futuros gestores foi tratada por meio da apresentação de temas fundamentais da gestão pública federal, incluindo o funcionamento da Matriz CONIF, instrumento essencial de distribuição orçamentária da Rede, e questões ligadas ao orçamento da Rede Federal, com ênfase nas estratégias para garantir sustentabilidade e eficiência na alocação de recursos.
Também foi abordada a estrutura e o funcionamento da SETEC/MEC, esclarecendo os canais de comunicação, os papéis institucionais e as possibilidades de articulação entre os institutos e o Ministério da Educação. A presença de representantes da SETEC permitiu um diálogo direto com os futuros gestores, fortalecendo o relacionamento e promovendo maior clareza quanto às diretrizes e expectativas do MEC.
Outro aspecto importante do encontro foi o debate sobre as relações com parlamentares e autoridades locais e federais, destacando a importância da atuação institucional estratégica junto ao poder legislativo. Foram apresentadas orientações sobre como construir e manter um diálogo institucional republicano e eficaz com os parlamentares, visando a captação de emendas e o fortalecimento de projetos estruturantes.
Por fim, foram tratados temas relacionados à expansão e consolidação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com enfoque na importância da interiorização, da inclusão e da qualidade do ensino. Os debates sinalizaram a necessidade de ações coordenadas para garantir que a expansão seja acompanhada de recursos adequados, infraestrutura e valorização dos servidores.
Desafios e perspectivas
“O evento foi uma oportunidade ímpar de integração, planejamento estratégico e alinhamento institucional, com foco especial na preparação para os desafios da nova gestão. Seguiremos fortes para os próximos 04 anos de muitos desafios, mas também de muitas realizações”, espera Valdir.
Fazer-se presente no centro das decisões é uma preocupação da nova gestão que já se fez nítida em sua grande primeira ação: o Encontro da Gestão 2025-2029, em Brasília: “A capital federal é o centro das políticas públicas do país e estar articulado com MEC/SETEC, CONIF e o Congresso Nacional será essencial para trazermos para a instituição as melhores práticas e grandes oportunidades”, aponta o reitor eleito.
No ponto de vista do futuro pró-reitor de Administração, “o evento contribuiu significativamente para o fortalecimento das relações entre os gestores e autoridades públicas, proporcionando um ambiente propício à construção de parcerias, à definição de agendas comuns e à consolidação da imagem institucional da Rede Federal junto aos órgãos governamentais”, considera Fabrício.
Os primeiros passos já foram dados e a transição continua. Para os próximos 4 anos, a expectativa é de muitos desafios, mas também de importantes realizações: “O evento foi uma oportunidade ímpar de integração, planejamento estratégico e alinhamento institucional, com foco especial na preparação para os desafios da nova gestão. Seguiremos fortes para os próximos 04 anos de muitos desafios, mas também de muitas realizações”, espera Valdir.
O Encontro da Gestão 2025-2029 representou um marco de preparação, fortalecimento e articulação dos futuros líderes da Rede Federal, reafirmando o compromisso coletivo com a educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência.
Desafios e perspectivas do Ensino
O que Marcos Pavani Carvalho, futuro pró-reitor de Ensino, espera para a área de ensino, é o fortalecimento das práticas pedagógicas integradas à pesquisa, à extensão e à inovação, além do aprofundamento das políticas de permanência e êxito estudantil. Ademais, o professor destaca a expectativa por avanços concretos na Educação a Distância (EaD), com investimentos em infraestrutura, formação docente e ampliação da oferta de cursos, para, segundo ele, garantir o acesso à educação pública de qualidade, respeitando as especificidades regionais: “Para o Instituto como um todo, confio em uma gestão participativa, comprometida com a transparência, o diálogo e a corresponsabilidade. Acredito que, mesmo diante dos desafios orçamentários, será possível construir soluções coletivas e inovadoras, que permitam consolidar avanços e fortalecer o papel do IF Sudeste MG como referência em educação profissional e tecnológica”, analisa Pavani.
Desafios e perspectivas da Pesquisa
Para a futura pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado, dificilmente, algum gestor avança nas ações se não conhece as várias "realidades": A realidade do país, a realidade do Estado, a realidade do Governo, a realidade da Instituição (do seu nível de amadurecimento):
"Esse Encontro nos mostrou algumas dessas realidades por meio das pessoas que participam diretamente delas e para as quais não temos tanta familiaridade em relação às suas particularidades. Assim, conhecendo o cenário mais abrangente, temos menos chance de errar porque a eficiência das ações, seja na Pesquisa, ou em outras áreas, está associada, além da fundamentação, do planejamento e da vontade, à exequibilidade, à disponibilidade, à possibilidade, em suma, à realidade existente. A expectativa para a Pesquisa e para à Instituição como um todo é de um forte compromisso com 'os progressos', em todos os seus níveis e instâncias. Para isso, haverá um trabalho bastante árduo de toda a gestão (que já identificou alguns gargalos), com a participação fundamental e indispensável da nossa comunidade", planeja Fabianne.
Desafios e perspectivas da Extensão
Refletindo sobre a Extensão, área da qual estará à frente, José Manoel Martins afirma que sua expectativa para o começo da próxima gestão é a melhor possível e revela estar empenhado em compor uma equipe forte: “Estamos trazendo para compor a equipe, servidores que possuem grande experiência na área e que serão fundamentais para darmos continuidade a várias ações já consolidadas na Extensão e outras que exigem mudança e inovação. Inclusive, no encontro de Brasília, tivemos a oportunidade de nos reunir com o Diretor Regional do CIRAD, uma organização francesa de pesquisa agrícola e cooperação internacional, que demonstrou grande interesse em formalizar parceria conosco, prospectando ações ligadas principalmente aos campi agrícolas”, comenta Martins.
O fortalecimento das políticas afirmativas e inclusivas, a atenção às diversidades, o estabelecimento de parcerias público/público e público/privadas, a internacionalização, os estágios, os egressos, o esporte, a cultura e o lazer, entre outros, foram apontados pelo gestor como temas fundamentais na área.
O futuro pró-reitor aponta a interlocução da Extensão com as demais Pró-reitorias e principalmente com os campi, como estratégia para criar ainda mais oportunidades e fazer com que todas as possibilidades existentes para o meio acadêmico sejam muito bem utilizadas e aproveitadas pelos servidores, estudantes e parceiros, “contribuindo com o desenvolvimento regional e com o crescimento profissional, intelectual e cultural das pessoas”, reflete José Manoel.
Ouvindo os gestores
Confira o que novos gestores comentaram sobre o Encontro da Gestão 2025-2029:
"Foi um momento ímpar para todos os novos gestores do nosso IF Sudeste MG. Em todo tempo como gestor, ainda não tinha recebido um convite para ter esse conhecimento e para participar de uma comitiva para nos capacitar como gestores. Acredito que todos e todas que iniciam seus mandatos, começam um passo a frente. Parabéns! Que tenhamos mais oportunidades como esta durante essa gestão!". Eduardo Pereira da Rocha, diretor-geral do Campus Avançado Ubá.
"O Encontro de Gestão 2025 a 2029 foi um marco significativo para o IF Sudeste MG, trouxe uma oportunidade ímpar de fortalecer a capacitação de nossos dirigentes e estreitar ainda mais os laços com as políticas públicas educacionais que impactam diretamente a nossa realidade. (...) O evento deixou uma sensação de renovação e fortalecimento para todos os participantes, e, sem dúvidas, trará resultados concretos para o Campus Avançado Cataguases, com impactos positivos tanto para nossa equipe quanto para os estudantes que atendemos. O Encontro representou mais um passo importante no compromisso que temos com a educação de qualidade e com o futuro do nosso Campus". Leandro da Motta Borges, diretor-geral do Campus Avançado Cataguases do IF Sudeste MG.
"Foi muito importante ir à Brasília conhecer a estrutura da SETEC e as pessoas que trabalham na instituição. Também foi importante aprender sobre a matriz orçamentária, entender qual deve ser o foco das ações e planejamento, com intuito de captar orçamento para as ações de ensino, pesquisa e extensão. O momento de integração entre os diretores-gerais eleitos e futuros pró-reitores, além da interação entre os diretores-gerais foi muito importante para estreitar os laços institucionais. O momento com os representantes parlamentares foi fundamental para abrir caminhos e possibilidades. Espero que mais encontros como esse aconteçam para aumentar a integração e para que todos caminhem na mesma direção". Sílvio Anderson Toledo Fernandes, diretor-geral eleito do Campus Juiz de Fora.
"O evento, para além da recepção da nova gestão pelo reitor eleito, proporcionou um encontro frutífero com dirigentes do MEC e trouxe conhecimento sobre a importância que as questões políticas têm em nosso funcionamento. Foi um encontro que trouxe motivação para o início da nova gestão e também um aprendizado enorme, pois as palestras foram voltadas para as principais áreas da gestão institucional. Foi gratificante participar deste momento de união e celebração de uma nova jornada". Josefina Maria Sucazas Braz, diretora-adjunta de Gestão de Pessoas.
"O evento superou minhas expectativas. Gostaria de parabenizar o prof. Valdir pela iniciativa de levar os gestores para aprimorar seus conhecimentos e habilidades sobre gestão estratégica, liderança e tomada de decisão, temas essenciais importantes para nossa atuação como gestores nos próximos 4 anos. Tivemos oportunidade de ouvir profissionais com vasta experiência em gestão na Educação Profissional e tiveram como objetivo proporcionar uma formação prática, voltada para os desafios cotidianos enfrentados por gestores. Além disso, o conteúdo bate com as tendências mais atuais, garantindo que os participantes saíssem preparados para lidar com as demandas do IF Sudeste MG". Teresinha Moreira de Magalhães, diretora-geral reeleita do Campus São João del-Rei.
"Após o evento, podemos afirmar que os gestores estão mais bem preparados para lidar com as complexidades da Gestão do IF Sudeste - MG, promovendo uma gestão mais eficaz e alinhada aos objetivos estratégicos da organização". Leonardo Bertholdo de Assis, diretor-geral eleito do Campus Muriaé
"O Encontro foi uma ação importante para articulação dos gestores das diferentes unidades do IF Sudeste MG. Além disso, foi fundamental para aproximação da nossa Instituição com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), com o CIRAD/França e com parlamentares, Deputada Ana Pimentel e Deputado Reginaldo Lopes. Todas os contatos, informações e aprendizados serão fundamentais no planejamento e execução das atividades no Campus Rio Pomba. Parabenizo os organizadores, bem como os colegas gestores pelo excelente evento. Voltamos com muita motivação para trabalharmos juntos e fortalecermos o IF Sudeste MG". André Narvaes, diretor-geral eleito do Campus Rio Pomba.
“Não há como não enaltecer a iniciativa do professor Valdir e sua equipe de promover o encontro dos futuros dirigentes em Brasília. Na última década, o congresso ganhou forte protagonismo no que diz respeito a recursos orçamentários e os dirigentes das instituições federais de ensino precisarão estar cada vez mais próximos dos parlamentares para conseguir recursos extras. Os campi possuem demandas próprias e a matriz orçamentária não é capaz de suprir as necessidades de todos na urgência necessária de muitas delas. Para isso, os novos dirigentes precisam conhecer a fundo o funcionamento da matriz orçamentária dos Institutos Federais e estarem atentos a toda complexidade inerente à forma de funcionamento da SETEC e dos demais processos pertinentes à rede federal. Nesse encontro foi possível realizar contatos com coordenadores e diretores de algumas áreas da SETEC e aprender um pouco com cada um deles. Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com políticos, apresentar algumas de nossas demandas e promover essa aproximação inicial que poderá ser muito frutífera em um futuro bem próximo. Parabenizo a iniciativa e tenho certeza que estaremos unidos e focados no crescimento institucional". Alex Oliveira Botelho, diretor-geral eleito do Campus Barbacena.
"Ter participado do encontro de formação para os gestores do IF Sudeste foi uma oportunidade única, atendeu a todas as minhas expectativas. Acredito que essa iniciativa deveria fazer parte da agenda dos dirigentes para estreitar o relacionamento entre as unidades. É importante estar por dentro das novidades trazidas pelos profissionais da SETEC e do Conif pois são fundamentais para as tomadas de decisão. O encontro foi muito rico, proveitoso e prazeroso e a troca de experiências nos deixou com a sensação que é possível melhorar sempre". Romildo Lopes de Oliveira - diretor-geral eleito do Campus Manhuaçu.