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“Temos muito para ver e aprender”: estudantes do ProfEPT em Portugal relatam experiências

Mestrandos do IF Sudeste MG estão atualmente em Bragança e compartilharam impressões a partir do Programa de Mobilidade Internacional

Desde o mês de março, vem sendo bastante diferente a rotina de estudos de quatro estudantes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IF Sudeste MG. Eles estão na cidade de Bragança, Portugal, vivenciando a experiência do Programa de Mobilidade Internacional IF Sudeste MG - Mestrado Profissional 2024 (Edital ProEx/ ProPPI nº 1/ 2024). São quatro estudantes participando da chamada “mobilidade internacional emissiva”, por meio da qual alunos dos cursos de mestrado profissional da instituição desenvolvem parte de suas pesquisas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O programa foi financiado pelo próprio IF Sudeste MG, com bolsas de R$18 mil para cobrir os custos da viagem, que termina em maio de 2025. De acordo com planos de trabalho previamente aprovados, eles deverão aplicar o conhecimento adquirido durante a estadia no exterior à comunidade acadêmica e/ou à comunidade local.

Já ambientados, os quatro participantes enviaram relatos sobre suas impressões à Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT). Confira a seguir.

Cheilon.jpeg“O programa de Mobilidade Internacional para o ProfEPT em parceria com o IPB tem me proporcionado experiências inéditas e um networking que não poderia ser realizado de outra forma. Meu projeto se coaduna com a proposta do Mestrado em Desenvolvimento e Design de Jogos Digitais ofertado pelo IPB no Campus Mirandela. Os encontros com o orientador, prof. João Paulo, têm sido extremamente produtivos e a adaptação ao estilo de trabalho dinâmico ocorreu sem maiores dificuldades. Ele me apresentou toda a estrutura física do campus, além de conhecer outros professores e estudantes de licenciatura e mestrado que poderão de alguma forma participar do meu projeto. Para fechar com chave de ouro, a minha chegada coincidiu com um evento inédito de jogos na cidade chamado Bragança Gaming Takeover que tem o IPB como parceiro sendo convidado a expor seus projetos de jogos digitais e mostra de cursos ofertados. Experiência inesquecível!” Cheilon Camargo

Michele.jpeg“Minha experiência no IPB tem sido bastante proveitosa! Estou lendo materiais sugeridos pela orientadora Benilde, além de reuniões de alinhamento e das apresentações que estou ministrando para as turmas de Licenciatura em Educação Básica e Licenciatura em Educação Social. Nessas aulas, apresento meu projeto de pesquisa do Mestrado e proponho discussões e atividades aos alunos, sempre relacionado com meu tema de pesquisa. Também vou conhecer o projeto Escolas Transformadoras, que tem muito em comum com a formação integral, estudada no Mestrado.” Michele Paiva

Rogéria.jpeg“A experiência tem sido muito rica, e para mim, principalmente, no sentido de entender as convergências e divergências, em relação ao nosso sistema de ensino e ao sistema de ensino português. Tenho participado de aulas dos CTESP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), além de estar lendo documentos sugeridos pela minha orientadora, professora Elza Mesquita, para entender a como se dá a educação e a formação de professores em Portugal. Acho que ainda temos muito para ver e aprender, mas os primeiros momentos já foram suficientes para entender que a experiência será grandiosa.”
Rogéria Grilo

Luciana.jpeg“Eu e a minha orientadora, a professora Paula Vaz (IPB) e o orientador Leonardo Fonseca (ProfEPT), estamos trabalhando num resumo de uma comunicação oral a ser submetida no XVIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. A princípio, o título do trabalho a ser apresentado será: “Desafios e oportunidades na construção da Educação Inclusiva no Brasil.” Tão logo o trabalho seja submetido no congresso, eu dou notícias. A experiência em Portugal está sendo fantástica! A professora Paula Vaz é uma profissional extremamente competente e estou tendo momentos de grande aprendizagem! Agradeço a oportunidade!” Luciana Sarmento

Este tipo de vivência proporciona a oportunidade de imergir em um novo contexto cultural e educacional, ampliando horizontes e fomentando o pensamento crítico, na descrição da diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Gabriela Leite. Para ela, a experiência vivida pelos estudantes de mestrado abre portas para novas perspectivas de pesquisa, com o potencial de contribuir para estudos com as duas instituições. “O aprendizado adquirido, tanto no campo teórico quanto prático, certamente se refletirá em projetos inovadores e enriquecedores. É uma jornada que, sem dúvida, marcará um ‘antes e depois’ na trajetória de cada um. Estamos extremamente felizes com a imersão e o desenvolvimento educacional que nossos mestrandos estão vivenciando”, assegurou ela.