Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 04 > Prorrogadas inscrições de projetos com foco em Ações Afirmativas e Ações Inclusivas
conteúdo

Destaque

Prorrogadas inscrições de projetos com foco em Ações Afirmativas e Ações Inclusivas

Novo prazo de submissão de propostas vai até 13 de abril; confira como ficaram os novos cronogramas

Foram retificados, nesta terça-feira (7), os cronogramas dos editais destinados à seleção de projetos de Ensino, com foco nas Ações Afirmativas (Edital Nº. 05/2025) e com foco em Ações Inclusivas (Edital Nº. 06/2025). Dada as alterações, servidores terão até 13 de abril para enviar propostas nas duas áreas. Mudam também os prazos consecutivos, tais como resultado provisório, que será publicado no dia 15 do mesmo mês, e a seleção de bolsistas (níveis técnico e graduação), agora prevista para ocorrer entre 23 de abril e 9 de maio.

O objetivo dos editais é estimular práticas inovadoras relacionadas a ambas as ações no âmbito do IF Sudeste MG, promovendo assim a permanência e o sucesso dos estudantes da instituição. Por meio dos projetos selecionados, a Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), em conjunto com as Coordenações de Ações Afirmativas e Inclusivas, busca aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, promovendo atividades extracurriculares focadas especialmente na promoção da equidade, respeito à diversidade e às diferenças, ampliando os espaços de interlocução e troca de conhecimento entre toda a comunidade acadêmica. 

O valor da bolsa para estudantes atuantes nos projetos selecionados será de R$700 para alunos(as) de graduação (carga horária de 20h semanais), e de R$350 para alunos(as) do ensino técnico (carga horária de 10h semanais). É necessário realizarem as atividades sob orientação e supervisão dos(as) servidores(as) coordenadores(as), sem prejudicar as atividades acadêmicas regulares.

Acesse os cronogramas retificados:

- Retificação Edital nº 5 - Ações Afirmativas
- Retificação Edital nº 6 - Ações Inclusivas