Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 05 > Lista de classificação SisCor: Corregedoria do IF Sudeste MG tem bom resultado
conteúdo

Geral

Lista de classificação SisCor: Corregedoria do IF Sudeste MG tem bom resultado

A Corregedoria do IF Sudeste MG obteve nota 7, figurando entre os melhores desempenhos no conjunto das corregedorias vinculadas à área da educação

A Corregedoria-Geral da União (CRG) divulgou em seu portal, em 30 de abril de 2025, a primeira lista de classificação dos órgãos e instituições públicas federais integrantes do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor). A classificação foi elaborada com base nas notas obtidas no âmbito do IDECOR – Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, instituído pela Portaria Normativa CGU nº 181, de 31 de outubro de 2024.

Esse número é motivo de muito orgulho e vem de bastante trabalho, já que é fruto de uma série de ações realizadas ao longo da gestão, frente à unidade correcional, mas que nem sempre são visíveis para a comunidade acadêmica e administrativa da instituição - embora sejam fundamentais para a integridade e para o bom funcionamento da organização", analisa o corregedor do IF Sudeste MG, Leandro Curty Bergamini.

Para o corregedor do IF Sudeste MG, Leandro Curty Bergamini, o indicador significa um importante avanço, pois permite avaliar o desempenho das unidades de corregedoria setoriais, fomentando a busca contínua por maior efetividade na atividade correcional. A Corregedoria do IF Sudeste MG obteve nota 7, figurando entre os melhores desempenhos no conjunto das corregedorias vinculadas à área da educação.

Leandro comenta o bom resultado: "Esse número é motivo de muito orgulho e vem de bastante trabalho, já que é fruto de uma série de ações realizadas ao longo da gestão, frente à unidade correcional, mas que nem sempre são visíveis para a comunidade acadêmica e administrativa da instituição - embora sejam fundamentais para a integridade e para o bom funcionamento da organização", analisa.

O corregedor destacou ainda que tal resultado deve-se ao esforço conjunto dos servidores sob sua coordenação, incluindo a Assessoria da Corregedoria e todos os demais envolvidos na condução dos processos disciplinares.

Outros resultados

Esta avaliação soma-se ao resultado alcançado no modelo de maturidade correcional CRG–MM 3.0, promovido pela CGU em 2024, com a participação de 217 unidades correcionais de órgãos e entidades da administração pública federal, o que contribuirá para a excelência na gestão e para a busca de resultados efetivos.
Especificamente sobre este modelo de maturidade, ocorrido ano passado, a Corregedoria do IF Sudeste MG atingiu o nível 1, correspondente ao estágio inicial, integrando um grupo de 157 unidades nessa categoria, das quais 79 pertencem à área da Educação.

Este modelo está estruturado em cinco níveis progressivos de maturidade, diferenciados conforme os graus de desempenho esperados: Inicial (nível 1), Padronizado (nível 2), Integrado (nível 3), Gerenciado (nível 4) e Otimizado (nível 5).
Cada nível abrange quatro áreas de avaliação com critérios e características específicos. De acordo com o corregedor, os resultados alcançados servirão de referência para o diálogo com a alta administração do Instituto, com vistas a melhorias estruturais e ao aperfeiçoamento contínuo dos processos/procedimentos institucionais.

Para a próxima avaliação, prevista para 2026, almeja-se avançar ao nível 2 — ou mesmo ao nível 3 —, o que representará a adoção de práticas e procedimentos institucionalizados, integrados à estrutura organizacional e menos dependentes da atuação individual do titular da unidade.

Destaque

Por fim, diante do desempenho apresentado, merece ênfase o fato de a Corregedoria do IF Sudeste MG ter sido selecionada entre as unidades que se destacaram ao longo de 2024 e será utilizada como referência e inspiração de boas práticas pela Corregedoria Geral da União – CGU, junto às outras unidades do Siscor.