Geral
IFBA em parceria com MEC, por meio da SECADI, divulga seleção para oferta de curso de extensão em Saberes Tradicionais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) torna pública a seleção de propostas para oferta de curso de extensão em Saberes Tradicionais, no âmbito do Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais. As inscrições vão de 22 de setembro a 16 de outubro de 2025.
Serão selecionadas até 100 propostas de curso de extensão, com um valor máximo de R$41.600,00 (quarenta e um mil, seiscentos reais) por proposta. Para a execução total deste Edital serão executados R$4.160.000 (quatro milhões, cento e sessenta mil reais). A seleção priorizará a distribuição equitativa dos recursos entre as regiões e estados da federação, visando garantir a abrangência nacional das ações.
Poderão apresentar propostas nesta chamada apenas os Servidores Efetivos dos Institutos Federais que integram a carreira docente ou técnica, preferencialmente com formação em licenciaturas.
A inscrição das propostas de curso deverá ser feita pelo Proponente do curso exclusivamente por meio do preenchimento e envio do Formulário de Inscrição de Proposta de Curso, constante no endereço eletrônico https://portal.ifba.edu.br/reitoria/gabinete-1/programa-nego-bispo , até às 23:59h do dia 16 de outubro de 2025.
Todas a informações estão no Edital IFBA Nº 41 de 17 de setembro de 2025 (edital ilustrado).
Sobre a Escola Nacional Nego Bispo
A Escola Nacional Nego Bispo, instituída pela Portaria MEC n˚ 537 de 24 de Julho de 2025, visa à valorização e integração dos saberes tradicionais na formação de estudantes de licenciatura das Instituições públicas de Ensino Superior e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na formação continuada de profissionais da Educação Básica e na formação da comunidade local.
A Escola Nacional Nego Bispo tem por finalidade contribuir para a efetividade das Leis n˚ 10. 639/2003 e n˚ 11.645/2008 e da Portaria MEC n˚ 470/2024, possibilitando a atuação de Mestras e Mestres de Saberes Tradicionais no ensino, pesquisa e extensão, de modo a garantir o pluralismo de ideias, de concepções pedagógicas e epistemológicas, fortalecendo a produção de conhecimentos tradicionais em interação com modelos teórico-conceituais contextualizados e não-eurocêntricos, fomentando o protagonismo dos sujeitos, de trajetórias e concepções epistemológicas dos territórios, visando a alterar os processos históricos de invisibilização e enfrentar o racismo nas instituições de ensino.
A Escola Nacional Nego Bispo, será operacionalizada, no âmbito deste Edital, por meio de parceria entre a Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI).




