Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 08 > Partiu IF: IF Sudeste MG participa de reunião dos gestores institucionais do programa
conteúdo

Extensão

Partiu IF: IF Sudeste MG participa de reunião dos gestores institucionais do programa

Weder Ferreira da Silva, professor do Campus Muriaé e gestor do Programa no IF Sudeste MG, representou o Instituto em Brasília

No último dia 14, em Brasília, o Ministério da Educação, via SECADI, promoveu a Reunião Nacional da Coordenação do Programa Partiu IF. O encontro dos Gestores Institucionais do Programa teve o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer ações para ampliar o impacto positivo do projeto em todo o Brasil.

O professor do Campus Muriaé, Weder Ferreira, gestor do Partiu IF no IF Sudeste MG, representou nosso Instituto no evento. Na oportunidade, Weder destacou a importância do Programa, apontando para o pioneirismo do IF Sudeste MG, que há quase uma década oferta regularmente Pre-IF’s - projetos de extensão que têm por objetivo possibilitar o acesso dos estudantes das escolas públicas aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

O encontro contou ainda com a participação da Secretária da SECADI, Profa. Zara Figueiredo e do Profesor Charles Okama, oriundo do Campus Rio Pomba e que atualmente ocupa a Diretoria de Desenvolvimento da SETEC. Ambos assinalaram a importância da oferta do Partiu IF como política pública que, ao capilarizar a marca institucional dos Institutos Federais, oportuniza o acesso de grupos historicamente vulnerabilizados da sociedade brasileira à RFEPCT.

Em 2025, o IF Sudeste MG, via PROEX, disponibilizou em todos os campi, 12 turmas compostas por 40 estudantes, totalizando uma oferta de 480 vagas. 

A equipe executora do Partiu IF inclui gestores pedagógicos locais, apoio administrativo, professores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais e AEE’s. 

Partiu IF

Tratá-se de um Cursinho Preparatório com foco no Ensino Médio dos Institutos Federais. O Programa; promovido pelo Governo Federal em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT); oferece aos estudantes do 9° ano das escolas públicas, conteúdos das áreas de Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza, além de atividades suplementares e uma bolsa permanência mensal de 200 reais.