Geral
IF Sudeste MG conquista selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais acaba de ser reconhecido como uma instituição promotora da integridade e da ética. O sistema e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu ao IF Sudeste MG o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), tornando-o exemplo de boa vontade em contribuir para a construção de um setor público percebido pela sociedade como honesto e confiável.
Acesse a Lista Oficial de Participantes do PNPC
O PNPC é uma iniciativa conjunta do TCU e das Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil, com o objetivo de fomentar a implementação de um conjunto de práticas de integridade pelas organizações públicas brasileiras, nas três esferas e nos três Poderes. Ele apoia os órgãos e entidades no fortalecimento da cultura da integridade, buscando reduzir os níveis de exposição a fraude e corrupção.
Ao aderir ao programa e alcançar este reconhecimento, o IF Sudeste MG reafirma seu papel como instituição pública comprometida com a boa governança e o uso responsável dos recursos públicos, atuando de forma preventiva contra riscos e desvios que possam comprometer sua missão institucional. É o que afirma o ouvidor Fábio de Oliveira Vargas, para quem a conquista do selo representa o reconhecimento do compromisso da instituição com a ética, a transparência e a integridade na gestão pública.
Sobre o selo
Para obter o selo de participação, as instituições precisam preencher uma autoavaliação de aderência às boas práticas de prevenção e combate à fraude e à corrupção. Segundo Fábio, responsável pelo preenchimento no IF Sudeste MG, esta iniciativa havia sido tomada na instituição em 2021, tornando-se, com o tempo, desatualizadas. Assim, para a conquista do selo, foi necessário atualizar as informações pendentes, além de fornecer outras que ainda estão sendo coletadas junto aos campi.
“Mais do que um selo, essa conquista simboliza o esforço coletivo de gestores, servidores e colaboradores que diariamente trabalham para consolidar um ambiente administrativo baseado em valores como honestidade, responsabilidade e transparência”, explica o ouvidor. Para ele, o IF Sudeste MG agora soma-se a dezenas de outras instituições que buscam fortalecer a confiança da sociedade nas ações do setor público, contribuindo para uma administração cada vez mais íntegra, eficiente e comprometida com o interesse público.
Para que serve? Como usar?
Ao utilizar a marca, o IF Sudeste MG assume um compromisso consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência. Não se trata de um selo ou certificado de integridade ou de bom funcionamento do sistema de integridade adotado pela organização, mas é um reconhecimento à decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro.
A marca poderá ser utilizada pela organização no seu portal da internet, eventos e demais peças publicitárias de seu próprio interesse, desde que não sejam alteradas sua estrutura e suas proporções. Além disso, é sempre necessário disponibilizar, junto ao selo, o link para acesso à lista de participantes e não participantes do programa:
https://www.rededecontrole.gov.br/verifique-adesao-pnpc/
- Confira mais detalhes sobre uso do selo no Termo de Uso da Marca




