Pesquisa
Comissão de Ética no Uso de Animais do IF Sudeste MG tem autorização de funcionamento renovada
O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) teve renovada a autorização de funcionamento de sua Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), conforme Parecer CONCEA/MCTI nº 146/2025, publicado no Diário Oficial da União em 14 de outubro de 2025. O processo de renovação é referente ao credenciamento CIAEP/CONCEA/MCTI nº 03.0282.2025 e foi deferido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A CEUA do IF Sudeste MG é responsável por analisar, autorizar e fiscalizar atividades de ensino e pesquisa que envolvam o uso de animais no âmbito da instituição. Sua atuação é fundamental para garantir que todos os procedimentos sigam padrões éticos, científicos e legais, conforme a Lei nº 11.794/2008 e as normas do CONCEA.
Com a renovação, o IF Sudeste MG retoma oficialmente suas atividades regulares junto ao Sistema Nacional de Experimentação Animal, após período em que a Comissão esteve sem autorização para atuar (desde outubro de 2024). O pedido de regularização foi protocolado pela instituição em agosto de 2025, após a junção da documentação, iniciada em maio, culminando na aprovação publicada neste mês. A renovação do credenciamento abrange a Reitoria e todos os campi da instituição.
Para a reitora do IF Sudeste MG em exercício, Fabianne Furtado, a decisão representa um marco importante para a retomada e o fortalecimento das atividades, garantindo os princípios de respeito, de bem-estar e de minimização do sofrimento dos animais em atividades de ensino e pesquisa, trazendo segurança aos servidores envolvidos e, acima de tudo, reforçando o compromisso da instituição de responsabilidade e ética com os animais.




