Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 10 > Vem aí: “Integridade Institucional” será tema de palestra no IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

Vem aí: “Integridade Institucional” será tema de palestra no IF Sudeste MG

Gestores reuniram-se com servidora do FNDE para articular apoio ao evento, previsto para novembro

A Reitoria do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) deu mais um passo rumo ao fortalecimento da cultura de integridade na instituição. Na tarde da última segunda-feira (6), a unidade recebeu a visita da coordenadora de Integridade e Conformidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karina Estevanato Coutinho, com o objetivo de alinhar os preparativos de uma palestra sobre o tema.

O evento está previsto para acontecer no mês de novembro e terá por objetivo aprofundar o debate sobre mecanismos de integridade do IF Sudeste MG. Será voltado a gestores da Reitoria, diretores e equipes de Gestão de Pessoas dos campi e deve abordar temas estratégicos como:

- instituição de uma unidade de integridade;
- identificação das instâncias de integridade;
- plano de dados abertos;
- gestão de riscos;
- ações de combate à corrupção no âmbito do IF Sudeste MG.

IMG_5016-redimensionada.jpgA ação integra os esforços contínuos do IF Sudeste MG para promover transparência, ética e responsabilidade na gestão pública. 

Karina foi recebida pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Eduardo Silva, a convite dos servidores Cristina Thielmann, gestora do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), e Fábio Vargas, ouvidor do IF Sudeste MG. Ao final da reunião, ficou reafirmado o compromisso da Reitoria com as metas de integridade, no intuito de fortalecer a governança institucional e alcançar os melhores índices nas avaliações realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O que é Integridade*?

Integridade pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente. A corrupção impede que esses resultados sejam atingidos e compromete, em última instância, a própria credibilidade das instituições públicas.

Um importante marco na área de Integridade é a edição do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017. Ele estabelece mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e a melhor prestação de serviços à sociedade. O normativo também elenca diretrizes para aumentar a eficiência do setor público, baseado em princípios como capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência. 

*segundo a Controladoria-Geral da União, responsável por disciplinar as ações de integridade no âmbito do Poder Executivo Federal