Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 11 > IF Sudeste MG dá o primeiro passo rumo à construção do novo PDI
conteúdo

Destaque

IF Sudeste MG dá o primeiro passo rumo à construção do novo PDI

Colégio de Dirigentes aprovou constituição de comissão estratégica; entenda como o Plano de Desenvolvimento Institucional afeta seu trabalho na instituição

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) deu o primeiro passo formal rumo à criação de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional - o documento estratégico norteador das ações realizadas pela instituição. Na última terça-feira (18), o Colégio de Dirigentes aprovou a proposta da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (ProDI) para constituição da “Comissão Estratégica para a elaboração do novo PDI”, ou seja, o grupo central de servidores responsável por conduzir todo o processo de criação, previsto para terminar no fim de 2026.

Durante a reunião do Codir, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Eduardo Sales, apresentou as competências da equipe central, como por exemplo, acompanhar os trabalhos das subcomissões. Além da Comissão Estratégica, estão previstas outras 14, sendo 11 temáticas, responsáveis por trabalhar temas ou áreas fundamentais, como Pesquisa, Extensão, Comunicação etc. 

Com a aprovação, a etapa seguinte será a elaboração do Plano de Trabalho, contendo cada etapa para a construção do novo PDI. Quando as comissões temáticas compostas por representantes dos campi forem designadas pela Comissão Estratégica, já poderá ser iniciado o trabalho de diagnóstico quanto à atual situação do IF Sudeste MG. Esta é uma etapa que envolverá diretamente a comunidade acadêmica, especialmente por meio de visitas aos campi. Todos que se interessarem em contribuir, podem (e devem) participar.

Para que serve um PDI?

Sabe quando você tem várias tarefas a cumprir, mas não sabe qual deve ser priorizada? Ou, ainda: quando a tarefa que você está executando não parece fazer sentido…e você se questiona: “vale a pena dedicar meu esforço nisso”? Se a tarefa está relacionada a um ou mais objetivos predefinidos no PDI, a resposta é: SIM, vale a pena.

O PDI é uma espécie de GPS institucional. Ele contém metas e métodos, mostrando em que direção o IF Sudeste MG deve seguir, para alcançar a instituição projetada pela comunidade em um futuro próximo (dentro de cinco anos). Por isso, é tão importante conceber este futuro em conjunto: para que, no fim, os resultados reflitam aquilo que realmente a instituição desejou conquistar.

Por que precisamos de um novo PDI? Entenda o contexto

O PDI atual estará vigente até o fim do ano de 2026. Contudo, é um documento que começou a ser pensado antes da sua vigência, iniciada em 2020. Desde então, muita coisa mudou. E não mudou somente em função de metas já alcançadas, mas também pela maturidade da instituição. Fatores internos e externos, que influenciam a direção a ser tomada, podem já não ser os mesmos, por isso, é necessário parar e repensar o planejamento como um todo.

Em junho de 2025, a ProDI começou as discussões em torno do tema, reunindo-se inclusive com servidores de outros IFs. Regimentalmente, ela é a Pró-Reitoria responsável pelo PDI, e zela não somente pelo cumprimento de metas e objetivos, mas para que a construção do documento esteja alinhada à missão institucional e às diretrizes legais.