Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2026 > 1 > FADEMA abre inscrições para servidores atuarem no programa Partiu IF 2026
conteúdo

Geral

FADEMA abre inscrições para servidores atuarem no programa Partiu IF 2026

Editais contemplam servidores públicos efetivos da RFEPCT interessados em atuar no programa como bolsistas docentes em várias áreas

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico – FADEMA divulgou os Editais 01 e 02/2026 referentes ao programa Partiu IF 2026, destinado à seleção de bolsistas docentes e apoio pedagógico.

Os editais contemplam servidores públicos efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessados em atuar nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social ou áreas correlatas, essa oportunidade é para você.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro de 2026, podendo ser realizadas por meio dos formulários eletrônicos:

No IF Sudeste MG, as vagas serão distribuídas entre os campi de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. Cada campus conta com vagas nas três áreas mencionadas, conforme quantitativo definido no edital.

A carga horária é de até 10 horas semanais, com bolsa mensal de até R$ 1.430,00, proporcional à carga horária cumprida. A duração da bolsa pode ser de até 10 meses. 

Para mais informações, acesse os editais completos e retificados nos links abaixo:  

 

Sobre o Partiu IF 2026

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) – Partiu IF 2026 tem como objetivo oferecer a estudantes em situação de vulnerabilidade social o aprendizado de conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, alinhados ao 9º ano do Ensino Fundamental e às expectativas de aprendizagem e adaptação ao Ensino Médio. As ações são desenvolvidas por meio de aulas e atividades específicas, visando fortalecer as bases necessárias e promover oportunidades educacionais igualitárias.