Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2026 > 8 > IF Sudeste MG participa do IV Encontro Nacional do Programa Jovem Aprendiz
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG participa do IV Encontro Nacional do Programa Jovem Aprendiz

Encontro que ocorreu no IF Sul de Minas reuniu instituições da Rede Federal para promover a troca de experiências das ações voltadas à aprendizagem profissional

Entre os dias 18 e 20 de agosto, o IF Sudeste MG participou do IV Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz. O evento foi sediado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) na cidade de Poços de Caldas, reunindo representantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para compartilhar experiências, discutir desafios e fortalecer as estratégias de execução do Programa Jovem Aprendiz.

Representando o IF Sudeste MG estavam o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT), Professor Daniel Augusto de Oliveira e a Coordenadora de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcela Bertolin. “O evento é muito importante para discutirmos a formação profissional de jovens, a inclusão social e a articulação entre educação, trabalho e cidadania”, explicou Daniel. Segundo o diretor da DRIIT, o encontro também proporcionou um espaço de diálogo entre as equipes responsáveis pelo programa na Rede, favorecendo a construção coletiva de soluções e o intercâmbio de boas práticas entre os Institutos Federais.

 

Sobre o evento

Segundo o site da organização do evento, o IV Encontro Nacional do Programa Jovem Aprendiz teve como propósito fortalecer e ampliar as ações relacionadas ao Programa no âmbito da Rede Federal, promovendo a articulação entre instituições públicas, servidores(as), estudantes, representantes do setor produtivo e demais parceiros estratégicos. A iniciativa buscou consolidar espaços de diálogo e cooperação capazes de impulsionar o programa em níveis regional e nacional.

O Programa de Aprendizagem Profissional, popularmente conhecido como “Jovem Aprendiz”, é regulamentado pela Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, e atualizado pela Portaria nº 3.872, de 21 de dezembro de 2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Seu principal objetivo é promover a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens, articulando educação e trabalho por meio de parcerias entre instituições formadoras e empresas de médio e grande porte.

 

Sobre a programação

Durante a programação, foram discutidos temas relacionados à operacionalização do Programa Jovem Aprendiz, às experiências desenvolvidas pelas instituições participantes e aos desafios enfrentados na implementação das ações de aprendizagem profissional. Para os participantes do encontro, as discussões podem contribuir para identificar melhorias do Programa e assim a ampliação dos resultados alcançados pelos jovens participantes.

Para o Professor Daniel de Oliveira, a participação no evento também representa ainda uma oportunidade de fortalecer a cooperação interinstitucional no âmbito da Rede Federal, “ampliando o diálogo com outras instituições e permitindo o compartilhamento de metodologias, procedimentos e experiências que podem contribuir para o aperfeiçoamento das políticas institucionais, considerando a cooperação e a formação profissional como elementos fundamentais para contribuírem com trajetórias profissionais mais qualificadas dos jovens”, garante.

“O Programa Jovem Aprendiz constitui uma importante estratégia de aproximação entre a educação e o mundo do trabalho, possibilitando aos jovens o desenvolvimento de competências profissionais e sociais em articulação com sua formação educacional. Nesse contexto, a atuação dos Institutos Federais contribui para ampliar oportunidades de qualificação e inserção profissional”, reforça Marcela Bertolin que também participou do evento representando o IF Sudeste MG.

Para saber mais sobre o evento acesse o site aqui

Texto: Daniel Oliveira

Edição: Juliana Rodrigues