Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Quer um desafio? Estão abertas as inscrições para a Etapa Local do eJIF Games

Quer um desafio? Estão abertas as inscrições para a Etapa Local do eJIF Games

Estudantes de todos os cursos e campi poderão se inscrever até 15 de junho, através do formulário eletrônico disponível no site oficial do evento.

O eJIF Games é o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais. A competição acontecerá em duas etapas: local e nacional. A Comissão Organizadora da participação do IF Sudeste MG no Campeonato lançou o site oficial da Etapa Local do eJIF Games, onde estão o regulamento geral e os regulamentos específicos das modalidades.

Poderão participar os estudantes matriculados e frequentes dos cursos regulares do IF Sudeste MG (cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e EJA). Não há limite de idade. Os estudantes deverão utilizar seus próprios equipamentos e conexão à internet para participarem do eJIF Games. Também deverão manter o distanciamento social. Serão desclassificados os participantes que desrespeitarem essa condição.

Os interessados em participar da Etapa Local do eJIF Games poderão se inscrever por meio dos formulários eletrônicos disponibilizados no site (https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/ejif-games-etapa-local/). O período de inscrições vai de 4 a 15 de junho de 2021. No ato da inscrição, o estudante deverá anexar ao formulário os seguintes documentos: para os estudantes menores, a autorização do responsável legal e cessão de imagem; para os estudantes maiores, o termo de compromisso e cessão de imagem, além do comprovante de matrícula emitido pelo SIGAA.

Leia os regulamentos e fique atento ao cronograma.

Conheça as modalidades:

League of Legends

O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico gratuito, do gênero multiplayer online battle arena (MOBA), criado pela Riot Games. Possui um cenário competitivo grande e ativo. Os jogadores controlam personagens chamados de campeões, que possuem habilidades únicas e que, juntos com os outros campeões do seu time, lutam contra o time adversário. Cada time possui 5 jogadores. Vence a equipe que conseguir destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo. Uma partida dura de 20 a 50 minutos, em média.

Na Etapa Local do IF Sudeste MG, as equipes do League of Legends poderão ser masculinas, femininas ou mistas e também poderão ser formadas por jogadores de campi diferentes. A Comissão Organizadora disponibilizou um servidor no Discord, para que os estudantes possam interagir e formar suas equipes. Acesse o link:https://discord.com/invite/rsx5aw3WQm.

Mapa Summoner’s Rift, o mapa mais utilizado no jogo League of Legends. Foto: Divulgação Riot Games.

Xadrez Arena

Neste jogo, os torneios de xadrez são de ritmo rápido e de ação. O objetivo do jogador é conseguir o máximo de pontos que puder durante o período de tempo determinado. Não há turno em um torneio de arena. Assim que terminada cada partida, os jogadores são pareados continuamente, até que o tempo do torneio termine. Além disso, os mesmos jogadores podem se enfrentar mais de uma vez durante o torneio. O Xadrez Arena é dinâmico, porque o participante joga o tempo todo e cada partida dura aproximadamente 3 minutos.

Tela do lichess.org, site onde são realizados os torneios de Xadrez Arena. Foto: https://lichess.org/training/coordinate.

A partir de hoje, dúvidas gerais sobre a Etapa Local do eJIF Games podem ser enviadas para esporte.cultura@ifsudestemg.edu.br . Já as dúvidas específicas sobre as modalidades poderão ser encaminhadas para os e-mails dos coordenadores das modalidades, cujos endereços estão disponíveis nos regulamentos específicos.

Cronograma:

04/06/21 a 15/06/21

Inscrições dos estudantes-atletas e das equipes.

16/06/21

Divulgação das listas dos estudantes-atletas e das equipes inscritas nas modalidades.

17/06/21

Recebimento dos recursos quanto ao indeferimento de inscrições.

18/06/21

Respostas aos recursos e divulgação da lista final dos estudantes-atletas e das equipes inscritas.

19/06/21 e 20/06/21

Início das competições do League of Legends.

26/06/21

Competições do Xadrez Arena.

26/06/21 e 27/06/21

Continuação das competições do League of Legends.

10/07/21 e 11/07/21

Finais das competições do League of Legends.

Todos os estudantes que participarem da Etapa Local do eJIF Games receberão certificados. Os estudantes-atletas e as equipes de estudantes-atletas vencedores nas suas modalidades representarão o IF Sudeste MG na Etapa Nacional, que está prevista para setembro.

Segundo os organizadores, os objetivos do eJIF Games são propiciar aos estudantes a prática do esporte eletrônico e do lazer de forma consciente e participativa, estimular o entendimento e a aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e a valorização do companheirismo, além de proporcionar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças provocados pelo lúdico esportivo.