Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Com diversidade de linguagens artísticas, II Mostra Cultural mobiliza comunidade do IF Sudeste MG nesta quinta

Sucesso em outubro de 2020, evento chega à segunda edição com 16 trabalhos culturais, duas participações especiais e transmissão ao vivo no YouTube

Esta quinta-feira, 17 de junho, será um dia para celebrar a criatividade, o talento e o sentimento de comunidade que existe no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Inspirada na música "Paciência", de Lenine e Dudu Falcão, a II Mostra Cultural do IF Sudeste MG - A vida não para terá 16 trabalhos, de servidores, alunos e projetos ligados a vários campi da instituição, além de duas apresentações especiais. O evento terá transmissão ao vivo a partir das 18h no canal do IF Sudeste MG no YouTube.

Você já pode ativar o lembrete para não perder nada da Mostra! O link de transmissão é youtu.be/of1zsRLinSI.

Os trabalhos enviados atenderam à expectativa de uma grande diversidade de expressões artísticas para o evento: música popular, música erudita, poesia, desenho, pintura, fotografia e filme de curta-metragem serão linguagens presentes durante uma hora completa de apresentações da comunidade. Da força da palavra ao impacto das imagens, sempre com um toque de talento e criatividade dos participantes, a Mostra promete ser muito especial.

Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer do IF Sudeste MG e um dos organizadores do evento, Antônio Carlos Costa explica que a proposta se baseia muito no desejo da nossa comunidade acadêmica de "se expressar artisticamente neste momento, apesar das dificuldades, da distância e dos muitos afazeres de cada um".  Além dos 16 trabalhos submetidos por alunos, professores, técnico-administrativos e artistas da comunidade externa que participam de projetos do IF, haverá duas apresentações especiais.

"Serão um recital de violino e piano das servidoras Bruna Berbert e Helen Barra, coordenadoras de projetos de extensão de música em nossa instituição, e uma apresentação de cumbia santafesina (estilo musical originário da província de Santa Fe, na Argentina), da estudante argentina Luisina Milone que, em 2019, participou de programa de mobilidade internacional no Campus Avançado Bom Sucesso", registra Antônio Carlos.

De acordo com o coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da instituição, o tema da Mostra - "A vida não para" - inspirou algumas das apresentações culturais a que assistiremos, mas os autores do trabalho se expressaram em diversas temáticas. Aliás, durante o evento, as expressões não ficarão restritas aos autores dos trabalhos, já que a comissão garantiu um momento de interação, para que todos que estiverem acompanhando a Mostra tenham a oportunidade de compartilhar mensagens de incentivo aos artistas e interagir com as apresentadoras.

Serão responsáveis pela mediação da II Mostra Cultural do IF Sudeste MG a coordenadora de Comunicação e Eventos da instituição, Raquel Blank, e as alunas Leiciane Martins, do Campus Barbacena, e Lara Lima, do Campus São João del-Rei.

Relembre a primeira edição

Em outubro de 2020, a primeira edição da Mostra Cultural do IF Sudeste MG, no necessário ambiente on-line, transformou arte em manifestações de carinho enquanto a pandemia já nos reservava muitos desafios.  Com o tema "Paisagem da Janela", canção de Lô Borges e Fernando Brant,  a Mostra até hoje teve mais de 1.200 visualizações no YouTube, um sucesso que indica não apenas a qualidade dos trabalhos artísticos, mas também o sentimento de pertencimento que caracteriza nosso Instituto Federal.

Não viu? Assista aqui à I Mostra Cultural do IF Sudeste MG.