Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Março > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos terá reuniões virtuais
conteúdo

Geral

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos terá reuniões virtuais

Desta forma, a avaliação dos protocolos de pesquisa será mantida, seguindo os prazos já estipulados nas resoluções nacionais.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sudeste MG informa a todos os pesquisadores e à comunidade acadêmica que, durante a pandemia da Covid-19, e conforme a Carta Circular nº 7/2020-CONEP/SECNS/MS, publicada em 16 de março de 2020, está autorizada, "em caráter excepcional, a realização de reuniões virtuais durante o tempo necessário à instalação da segurança e saúde pública".

Desta forma, a avaliação dos protocolos de pesquisa será mantida, seguindo os prazos já estipulados nas resoluções nacionais.

É importante ressaltar que, em caso de aprovação da pesquisa e face à impossibilidade de realização de etapas envolvendo seres humanos, os pesquisadores poderão realizá-las posteriormente, bastando informar nos seus relatórios finais na Plataforma a mudança da data em que as mesmas foram realizadas, em função das restrições ora impostas.    

Da mesma forma, mudanças na forma de coleta de dados, de meios presenciais para meios digitais, podem ser consideradas. Em casos eticamente mais sensíveis, estas modificações devem ser registradas na Plataforma sob a forma de emenda ao projeto original aprovado.

Para o esclarecimento de dúvidas, o Comitê disponibiliza o e-mail: etica.pesquisa@ifsudestemg.edu.br