Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 09 > Confira o Workshop de Planejamento Estratégico aplicado a IFES

Confira o Workshop de Planejamento Estratégico aplicado a IFES

A oficina realizada entre os dias 4 e 6 de setembro apresentou técnicas de planejamento estratégico voltadas para a construção do PDI.
Exibir carrossel de imagens Professor com a imagem da sua apresentação ao fundo.

Professor com a imagem da sua apresentação ao fundo.

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro foi realizado o "Workshop de Planejamento Estratégico aplicado a IFES" no Campus Juiz de Fora, que disponibilizou a sala, equipe de suporte e equipamentos. A oficina faz parte de uma série de eventos relacionados à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 e visou a capacitação dos membros da Comissão Temática de Planejamento Estratégico. A realização do workshop foi possibilitada pela parceria entre o IF Sudeste MG, através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, e a Universidade Federal do Espírito Santo, que cedeu o servidor Prof. Dr. Roquemar de Lima Baldam para apresentar técnicas de planejamento estratégico voltada para a construção do PDI de instituições de Ensino Superior e Institutos Federais.
Dentre os participantes do workshop, poemos destacar as presenças do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Aluísio de Oliveira, dos Diretores de Desenvolvimento institucional dos campi, da equipe da Coordenação-Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da reitoria, além de servidores indicados pelos campi. O Coordenador-Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Alexandre da Fonseca Botelho, ponderou: "ao final das 20 horas de conteúdo teórico intercalado com práticas na construção de um planejamento estratégico para o IF Sudeste MG, passando pela elaboração de Visão, Missão e Valores, matriz SWOT, Construção de Cenários, e Mapa Estratégico, espero que a comissão possa conduzir com mais segurança e técnica a construção de um planejamento participativo e democrático para a nossa instituição".
O professor Roquemar tem Doutorado em Engenharia de Produção, experiência prática na implantação em organizações Privadas e Públicas, nas áreas de Pesquisa, Processos, Projetos, Gerenciamento Eletrônico de Informação, Gestão do Conhecimento, Ferramentas para racionalização do trabalho. Também possui Certificado PMP (Project Management Professional), CBPP (Certified Business Process Professional) e CDIA+ (Certified Document Imaging Architect+), além de ser Gestor Regional da ABPMP Brasil.