Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Março > Coronavírus: IF Sudeste MG cria Comitê de Acompanhamento e Avaliação do COVID-19
conteúdo

Destaque

Coronavírus: IF Sudeste MG cria Comitê de Acompanhamento e Avaliação do COVID-19

Em reunião extraordinária hoje, 13 de março, o Colégio de Dirigentes do IF Sudeste MG discutiu as ações que serão tomadas diante do avanço do coronavírus no Brasil.

A primeira decisão foi a instituição do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do novo Coronavírus (COVID-19), com o objetivo de avaliar e acompanhar, no âmbito do IF Sudeste MG, questões inerentes ao contexto epidemiológico do mencionado vírus, respeitando as diretrizes dos órgãos públicos competentes no trato do assunto. 

A partir de hoje, o Comitê atuará acompanhando as resoluções dos órgãos competentes, principalmente do MEC, que, através da Portaria 329, instituiu um Comitê de Crise. O Comitê de Crise do MEC tem reuniões marcadas para hoje, 13 de março, e para segunda, 16 de março, e vai repassar às instituições orientações e diretrizes para que cada uma possa avaliar e tomar suas próprias decisões.

Como destacado pelo MEC, o cenário da epidemia muda a cada dia, e, por isso, o Comitê de Acompanhamento e Avaliação trabalhará diariamente, de forma a adotar ações com o objetivo de manter a saúde de estudantes, servidores, colaboradores e comunidade.

O Comitê pretende firmar parcerias com o Poder Público Municipal para estabelecer ações em conjunto e criar protocolos internos de conduta à medida que surgirem casos. Na próxima terça, 17 de março, o Comitê participará de uma nova reunião e, a partir das diretrizes do MEC, novas decisões serão tomadas.

Portaria 211-2020 - Comitê de Avaliação e Acompanhamento.

Cenário Nacional

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou na última quinta-feira (12) informações e orientações sobre os casos de pacientes infectados pelo novo conoravírus (Sars-Cov-2) no país. No documento, o órgão classifica o surto da doença Covid-19, que é a causada pelo vírus, como “epidemia” e afirma que o momento “é de prudência; não de pânico”.

O documento também estabelece as medidas preventivas mais eficazes para conter a disseminação do novo vírus:

  • Manter a etiqueta respiratória;
  • Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
  • Identificação e isolamento dos acometidos pela COVID-19
  • Uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde: máscara cirúrgica, avental e luvas descartáveis e protetor facial ou óculos.

Cenário Estadual

O governador de de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em saúde pública no estado, em decorrência da pandemia de coronavírus. O texto, publicado na manhã desta sexta-feira (13) no Diário Oficial Minas Gerais, prevê a realização compulsória de exames médicos, coleta de amostras clínicas, testes laboratoriais e vacinação. 

Segundo o Ministério da Saúde, Minas tem, até o momento, dois casos confirmados da doença, além de 117 casos suspeitos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, afirma investigar 289 possíveis infecções, de acordo com o boletim divulgado na última quinta-feira.

Assinado pelo governador Romeu Zema, o decreto que começa a valer a partir de hoje e vigora enquanto perdurar o estado de emergência, dispensa a licitação de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do surto global. 

Além disso, a medida cria o Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES-MINAS – COVID-19, coordenado pela SES/MG, cuja função é monitorar a epidemia.

Recomendações da Setec-MEC

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, expediu recomendação ao Ministério da Educação para que promova as seguintes ações junto às Instituições Federais de Ensino:

-Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

-Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa  acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório;

-Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;

-Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);

-Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

-Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

-Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

-Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavirus (COVID-19);

-Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

-Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).