Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Em Processo Seletivo cheio de novidades, IF Sudeste MG oferece mais de 3 mil vagas!
conteúdo

Destaque

Em Processo Seletivo cheio de novidades, IF Sudeste MG oferece mais de 3 mil vagas!

As vagas são para cursos técnicos, de graduação e de especialização. As inscrições vão de 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2021. Saiba mais!
publicado: 15/12/2020 18h09, última modificação: 28/12/2020 11h39

Os editais do Processo Seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021 já foram divulgados. No total, o IF Sudeste MG vai oferecer 3.241 vagas distribuídas entre cursos técnicos, de pós-técnico, de graduação e de pós-graduação: 2.092 vagas para cursos técnicos; nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá. Para cursos de graduação, há 993 vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Para o curso pós-técnico, são 25 vagas no Campus São João del-Rei.  Há ainda 131 vagas para os cursos de pós-graduação, nos campi Barbacena, Manhuaçu, Rio Pomba e São João del-Rei. Não haverá cobrança de qualquer taxa nesta edição.

Inscrições

As inscrições vão de 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2021 e serão feitas exclusivamente pela internet, no site http://copese.ifsudestemg.edu.br, clicando em ÁREA DO CANDIDATO. É obrigatório, para efetuar a inscrição, que o candidato possua CPF ou protocolo provisório; documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte; e e-mail. O candidato não poderá realizar sua inscrição utilizando o CPF e/ou outros documentos oficiais de identidade de terceiros, sob pena de ser eliminado do processo.

Como dito anteriormente, as inscrições serão virtuais, no entanto, cada campus informará, através do site, no dia 15 de janeiro, se haverá exceção à regra geral, com atendimento presencial e, em caso positivo, divulgará os procedimentos a serem observados para a viabilização de tal atendimento.

Novidades

Diante da pandemia de Covid-19, o IF Sudeste MG se reinventou, mas o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade continua. Por conta da necessidade de adaptação ao momento de exceção que vivemos, este Processo Seletivo traz algumas novidades.

CadÚnico 

Este Processo Seletivo vai usar o CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e identifica e caracteriza famílias de baixa renda. A família que se enquadra no perfil do programa e ainda não está inscrita no Cadastro Único pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento. Para mais informações:http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico.

Seleção

CURSOS TÉCNICOS

A primeira novidade é quanto à seleção. Visando a segurança de todos, não haverá provas presenciais. O Processo Seletivo será classificatório, sem nota de corte. Para os cursos técnicos, a seleção se dará por meio de análise documental do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade (equivalente à antiga 7ª série); já para os técnicos concomitantes ou subsequentes, serão consideradas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8ª série). O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas, que devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim o sistema calculará automaticamente a média a partir das notas lançadas. Para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no Histórico Escolar ou documento equivalente, deverão ser convertidas para peso 100 (cem), com uma casa decimal. A média será a soma das notas lançadas em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia dividida por 4. É importante destacar que as escolas que apresentarem o Histórico Escolar com conceitos deverão fazer a conversão dos mesmos para preenchimento do modelo de Declaração (Anexo II e III).

CURSO PÓS-TÉCNICO

A seleção para as vagas do curso de especialização pós-técnica será realizada por meio de análise documental do desempenho escolar e para fins de classificação serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia. O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8a série) e documento comprovante de conclusão do curso técnico. As notas inseridas devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim o sistema calculará automaticamente a média para cada candidato a partir das notas lançadas.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Para participar do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2021 nos cursos de Graduação, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em componentes curriculares do Ensino Médio. O candidato deverá ter realizado a(s) prova(s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.

Para classificação dos candidatos, será considerado o somatório das notas por área de conhecimento e da redação, dentro dos grupos de concorrência. O candidato optará, no momento da inscrição, pela edição do Enem que será considerada para classificação. Também no momento da inscrição, as notas das áreas deverão ser inseridas, bem como o boletim do Enem, na seguinte ordem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. As notas do Enem variam de 0 a 1000. 

A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), por meio da apuração da soma das notas obtidas nas provas do Enem. Conforme previsto no cronograma, será disponibilizada a lista provisória com a nota do Enem que será usada pelo IF Sudeste MG, para classificação dos candidatos. Caso o candidato discorde da nota apresentada, deverá entrar com recurso, em formulário próprio, disponibilizado na ÁREA DO CANDIDATO. 

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Na modalidade de pós-graduação há opções em cursos Lato e Stricto Sensu. A seleção para os cursos Lato Sensu será realizada em duas etapas, compostas por análise de currículo, por comissão designada por portaria e constituída de professores que atuarão no curso. Os documentos a serem avaliados na 1ª e na 2ª etapas – podendo ser análise de currículo parte e de projeto de pesquisa – deverão ser anexados no momento da realização da inscrição, como um único arquivo e ele deve conter também os comprovantes. O documento anexo deverá ter formato PDF e ter no máximo 5 MB. A entrega de arquivos em outros formatos implicará em nota 0 (zero) no currículo. Não serão aceitos documentos encaminhados por via postal, via fax, protocolo nos campi e/ou via correio eletrônico (e-mail). 

A seleção para cursos de pós-graduação na modalidade Stricto Sensu será realizada em 3 três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, análise de Currículo Lattes e apresentação do projeto de pesquisa. O candidato participará das etapas de seleção somente se constar na sua documentação a comprovação de que é portador(a) de diploma de curso de graduação reconhecido, ou certificado de conclusão ou declaração de possível formando. Os documentos a serem avaliados na 1ª e na 2ª etapas – projeto de pesquisa e Currículo Lattes – deverão ser anexados no momento da inscrição, como um único arquivo e ele deve conter também os comprovantes. O documento anexo deverá ser no formato PDF e poderá ter no máximo 5 MB. 

Bancas de Heteroidentificação

O sistema de cotas não é novidade no IF Sudeste MG, porém, este ano, os candidatos que concorrerem às vagas dos grupos de pessoas que se autodeclaram negros (pretos e pardos) ou indígenas deverão apresentar autodeclaração, no ato da matrícula, e comprová-la por meio da participação em procedimento de verificação complementar de autodeclaração (Comissão de heteroidentificação), a ser disciplinado no Edital de Matrícula, observado o disposto na Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012 (alterada pela Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017).  Para entender melhor como funciona esta novidade, o IF Sudeste MG disponibiliza, no endereço https://youtu.be/Dq0O3ZJg9V4, um vídeo com orientações para candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) ou indígenas e sobre heteroidentificação e  verificação racial e étnica no Processo Seletivo.

Resultados

A classificação provisória será divulgada no dia 15 de março de 2021, no site da Copese. A interposição de recurso contra a classificação provisória ocorrerá pelo preenchimento de formulário próprio, disponibilizado na ÁREA DO CANDIDATO, nos dias 17 e 18 de março de 2021. O resultado dos recursos contra a classificação provisória será divulgado no dia 22 de março. Dessa decisão, não caberá novo recurso.

A classificação final será divulgada por grupo de concorrência, em ordem decrescente das notas a partir no dia 22 de março de 2021.

O candidato deve ficar atento ao site da Copese, local onde serão divulgadas todas as informações sobre o Processo Seletivo. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato, portanto, leia o edital e fique atendo ao site http://copese.ifsudestemg.edu.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: copese@ifsudestemg.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.