Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Outubro > Em webinar, servidores refletem sobre saúde física e mental durante a pandemia
conteúdo

Geral

Em webinar, servidores refletem sobre saúde física e mental durante a pandemia

Evento promovido pela Comissão de Treinamento e Capacitações (C4) recebeu convidados especialistas e foi transmitido ao vivo pelo IF Sudeste MG.
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem Imagem mostra tela compartilhada por presidente da C4, Kelly Maia, médico Marcelo Sobrinho e psicólogo Gabriel Resgala durante webinar

#pratodosverem Imagem mostra tela compartilhada por presidente da C4, Kelly Maia, médico Marcelo Sobrinho e psicólogo Gabriel Resgala durante webinar

Com o auxílio de especialistas no tema, servidores do IF Sudeste MG tiveram na noite de quinta-feira (8 de outubro) a oportunidade de conhecer e refletir sobre aspectos relativos à saúde física e mental que estão especialmente em evidência durante a pandemia da Covid-19. Convidados para webinar promovido pela Comissão de Treinamento Capacitações (C4) do Projeto Reencontro e transmitido ao vivo pelo canal do IF Sudeste MG no YouTube, o médico neurologista Marcelo Sobrinho Mendonça e o psicólogo Gabriel Resgala Silva fizeram apresentações sobre suas áreas de atuação e esclareceram dúvidas de professores e técnico-administrativos. A presidente da C4, servidora Kelly Cristina Maia, mediou a conversa.

Se você não pôde assistir ao vivo, confira aqui

Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Dr. Marcelo abordou questões frequentes sobre a Covid-19, que oficialmente já infectou mais de 35 milhões de pessoas e provocou mais de 1 milhão de mortes no mundo, além de alterar completamente as dinâmicas sociais em todos os continentes em 2020. A apresentação do médico desmentiu informações falsas que têm circulado sobre a doença, desde as relacionadas à origem do novo coronavírus até questionamentos sobre a utilização de máscaras, que são consensualmente tratadas pelas autoridades sanitárias como um recurso importante para a prevenção.

"Enquanto não sai uma vacina", salientou o médico, "a prevenção passa por distanciamento social, uso de máscaras, lavar as mãos e higienizá-las com álcool em gel. Não há nenhuma outra evidência de prevenção". Marcelo também tratou do desenvolvimento de vacinas (até o início de outubro, 11 estudos já haviam chegado à fase 3 de testes com seres humanos). O neurologista ainda falou sobre os sintomas mais comuns da Covid-19 e os testes que identificam a doença.

Saúde mental

Psicólogo e mestre em Ciência da Religião, Gabriel Resgala apresentou os desafios emocionais impostos pela pandemia. Ele destacou que todo o contexto da alteração de rotina nos últimos meses provocou uma reação de estresse nas pessoas, o que avalia como totalmente natural. Por outro lado, esse período também oferece, de acordo com Gabriel, a oportunidade do cultivo da resiliência, capacidade de adaptação a mudanças e fortalecimento a partir delas.

Gabriel comentou também a importância do processo terapêutico. "O ideal é que a terapia (cognitivo-comportamental) seja mais preventiva do que curativa", destacou o psicólogo, apontando o autoconhecimento como um elemento fundamental nesse caminho. O profissional ainda tratou do home office, regime de trabalho adotado pela maioria dos servidores do IF Sudeste MG durante a pandemia. Entre outras dicas, afirmou que considera fundamental reservar horários específicos para as atividades laborais e para o descanso.

Após as duas exposições, a presidente da C4, Kelly Maia, selecionou e apresentou perguntas formuladas por servidores aos dois profissionais, que esclareceram as dúvidas.