Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG conclui primeira fase de evento sobre Governança
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG conclui primeira fase de evento sobre Governança

“Aperfeiçoamento da Organização Pública: Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos” ocorreu no dias 23 e 24 de fevereiro

“Aperfeiçoamento da Organização Pública: Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos” é uma iniciativa do reitor, André Diniz, com apoio da Unidade de Auditoria Interna, e tem por objetivo capacitar os novos gestores, especialmente aqueles pertencentes ao Comitê de Governança, Riscos e Controles. O evento pretende ainda funcionar como oportunidade de formação para futuras lideranças, e, por isso, foi permitida a participação de outros gestores e interessados em geral.

A capacitação foi dividida em duas fases. A primeira delas aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro e teve a participação de mais de 80 servidores. A programação contou com apresentações do Tribunal de Contas da União e de experiências de outras organizações. A segunda fase deve ocorrer entre os dias 16 e 17 de março e terá a "Gestão de riscos" como tema.

Sobre Governança

Conforme o TCU (2011), a governança é o “sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sociedade, alta administração, servidores ou colaboradores e órgãos de controle”. Desde 2017 o Brasil possui um Decreto (9.203) específico para o tema, que determina que todas as organizações executem a política de governança pública, de maneira a incorporar os princípios e as diretrizes definidos na norma. O propósito é a manutenção das instituições públicas alinhadas com o interesse público e, por conseguinte, próximas da sociedade. O IF Sudeste MG editou a Resolução CONSU nº 17/2021 sobre a temática, que está em revisão, para aperfeiçoamento da gestão de riscos.