Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Dezembro > IF Sudeste MG conquista 15 medalhas em olimpíada de matemática

IF Sudeste MG conquista 15 medalhas em olimpíada de matemática

IF manteve a tradição de bons resultados e conquistou 15 medalhas: 6 do Campus São João del-Rei, 5 do Campus Barbacena, e 4 do Campus Muriaé.

Em meio à situação de exceção causada pela pandemia do Coronavírus, ocorreu a terceira edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF, competição voltada para alunos do Ensino Médio Integrado. A prova da primeira fase foi no dia 25 de outubro. A segunda fase foi entre 20 e 22 de novembro. A OMIF é uma competição de matemática direcionada aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira.

Nas duas primeiras edições, a primeira fase ocorria no próprio Campus, com uma prova de múltipla escolha e, de acordo com os critérios de classificação, os alunos classificados participavam da segunda fase, que era um evento com palestras, minicursos, momentos culturais, além da prova específica da competição para essa fase. Esse evento ocorria em um Campus sede, a primeira edição foi no IF Sul de Minas – Campus Muzambinho e a segunda no IF Fluminense – Campus Campos Centro.

A III OMIF porém, precisou adaptar-se  à realidade imposta pelo contexto da pandemia. A prova da primeira fase foi online e a segunda fase foi um evento aberto em que todos os estudantes puderam participar. Diferente das edições anteriores, não houve prova na segunda fase e a divulgação do resultado ocorreu no final do evento.

O IF Sudeste MG manteve a tradição de bons resultados e conquistou 15 medalhas: 6 do Campus São João del-Rei, 5 do Campus Barbacena, e 4 do Campus Muriaé. Confira os medalhistas:

Campus São João del-Rei

Gabriel Nascimento Campos (Técnico em Edificações) - Medalha de prata

Lucas Albatini (Técnico em Edificações) - Medalha de bronze

Isabela (Técnico em Meio Ambiente) - Medalha de bronze

Gabriel Lobato  (Técnico em Edificações) - Menção honrosa

Camila  (Técnico em Edificações) - Menção honrosa

Aleilsa (Técnico em Meio Ambiente) - Menção honrosa meio ambiente

Campus Barbacena

Lívia Oliveira Campos (Técnico em Química)  - Medalha de Prata

Ana Luisa Basílio de Castro (Técnico em Agropecuária) - Medalha de Bronze

Guilherme José Braga de Paula (Técnico em Química) - Medalha de Bronze

Pablo Augusto Santos Nogueira (Técnico em Agropecuária) - Menção Honrosa

Weslley Cristiano Alves (1Técnico em Agropecuária) - Menção Honrosa

Campus Muriaé

Maicown José da Rocha (3º ano de Eletrotécnica) - Medalha de Prata

Luiz Filipe Oliveira Miranda (3ºano de Eletrotécnica) - Medalha de Bronze

Eduardo Alexandrias dos Santos (1º ano de Eletrotécnica) - Medalha de Bronze

Isabelly de Bem Juliane (1º ano de Mecânica) - Menção Honrosa

Oportunidade e motivação

"Acredito que a OMIF e as outras olimpíadas de matemática motivam os jovens nos estudos e nas pesquisas, incentivando o prazer pelo raciocínio lógico matemático.  Por outro lado, penso que essas competições são para alunos que gostam de desafios, entretanto jamais podem servir de termômetro de ensino.", explicou a Professora Waldilainy, do Campus São João del-Rei.

Para os alunos, além do prêmio, a participação no evento é muito proveitosa:  “Sempre gostei de matemática e participar da OMIF foi uma ótima oportunidade que tive, pois, além da prova, tem minicursos e oficinas para ampliar ainda mais nosso conhecimento em matemática. Ano passado tive a oportunidade de participar também, e como não estávamos em pandemia, pude visitar outro campus para fazer a prova, o que foi uma ótima experiência, porque lá também conheci pessoas de outros estados do Brasil", conta Maicown José da Rocha, medalhista do Campus Muriaé.

O IF Sudeste MG parabeniza a todos os medalhistas e a todos os professores, que se empenham em garantir uma educação motivadora e de qualidade.