Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Dezembro > IF Sudeste MG contrata versão avançada de pacote de ferramentas
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG contrata versão avançada de pacote de ferramentas

A utilização do pacote tem sido fundamental para que o IF Sudeste MG mantenha suas atividades de forma remota. Leia mais!

O IF Sudeste MG contratou a versão Enterprise do G Suite for Education. O contrato está valendo desde o dia 30 de novembro e vai até a mesma data de 2021, com possibilidade de prorrogação por iguais períodos até o limite de 48 meses.

O G Suite é um pacote de ferramentas disponibilizado gratuitamente para as instituições de ensino e oferece serviços como correio eletrônico (email), armazenamento de dados, repositório para arquivamento de documentos eletrônicos, slides e planilhas, ferramentas de comunicação em tempo real para videoconferência e chat, calendários compartilhados, além de possibilitar o uso de servidor de arquivos.

A versão Enterprise oferece recursos avançados de administração e segurança, gravação e livestream de videoconferências com até 250 participantes e a possibilidade de download destas gravações para posterior disponibilização. Devido a pandemia de Covid-19, alguns destes recursos foram disponibilizados gratuitamente, porém, por tempo limitado. Em 30 de setembro se encerrou o período de gratuidade de algumas funcionalidades e outras deixarão de ser gratuitas até o final de 2020. Graças ao contrato, o IF Sudeste MG continuará usufruindo das ferramentas.

Pensando no ERE

A utilização do pacote tem sido fundamental para que o IF Sudeste MG mantenha suas atividades de forma remota. A pandemia não acabou e as atividades presenciais continuam suspensas, portanto, manter a possibilidade de usar a versão avançada do pacote de ferramentas é muito importante para que o instituto siga trabalhando remotamente com eficiência e que o ensino remoto funcione com os recursos que já vêm sendo utilizados: “Neste momento do processo de implementação do ERE, todas as ações devem estar voltadas para o efetivo atendimento das demandas pedagógicas do corpo docente, e, para isso, a instituição precisa garantir as melhores alternativas tecnológicas para permitir que o professor foque integralmente na adequação de sua forma de trabalho de modo a permitir que processo ensino-aprendizagem ocorra com êxito”, afirma Alexandre Duarte, Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF.

Diante disso, o IF, através da equipe de planejamento da contratação, coordenada pelo Diretor de Administração Nélio Germano de Paula,  se empenhou para conseguir a contratação da versão Enterprise do G Suite, que, segundo Alexandre, além de oferecer uma enorme gama de ferramentas, garante ao professor o uso ilimitado do Google Meet, ou seja, poderá utilizar o tempo que for necessário para a realização dos encontros síncronos planejados em suas disciplinas.