Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Junho > IF Sudeste MG e CGU firmam parceria para aprimorar Programa de Integridade

IF Sudeste MG e CGU firmam parceria para aprimorar Programa de Integridade

A parceria tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento contínuo da política e das práticas de integridade no âmbito do Instituto.
#Pratodosverem: símbolo e expressão "Alliance for Integrity".

A parceria firmada entre o Instituto e a Controladoria Regional da União no Estado de Minas Gerais, unidade subordinada à Controladoria-Geral da União - CGU, tem o objetivo de  promover o aperfeiçoamento contínuo da política e das práticas de integridade no âmbito do IF Sudeste MG.

De acordo com a Portaria Nº 57, de 4 de janeiro de 2019, “os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão instituir Programa de Integridade que demonstre o comprometimento da alta administração e que seja compatível com sua natureza, porte, complexidade, estrutura e área de atuação”. Atendendo a legislação, o IF Sudeste MG elaborou e disponibilizou seu Plano de Integridade no portal institucional.

Agora, com o apoio da CGU, a instituição busca o aprimoramento do seu Plano de Integridade, e, principalmente, a sua efetiva implementação. O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, prof. Aluísio de Oliveira, explica que a parceria com a CGU será realizada em duas etapas: na primeira haverá o levantamento de informações para o diagnóstico do programa e das ações de Integridade da instituição, e, na segunda etapa, será realizada a consultoria para o aperfeiçoamento das áreas selecionadas.

"Trata-se de uma excelente oportunidade para a instituição alinhar seus normativos com a legislação atinente, e, principalmente, para aprimorar ainda mais suas práticas de boa gestão, primando pelo alcance dos objetivos institucionais, com foco na manutenção do interesse público", avalia o Pró-reitor.

A primeira etapa do trabalho conjunto teve início no último dia 23.  Os diversos setores do IF Sudeste MG, Unidade de Auditoria Interna, Serviço de Informação ao Cidadão,  Comissão de Ética Pública, Diretoria de Gestão de Pessoas, Corregedoria, Ouvidoria e Pró-reitorias, atuarão de forma articulada.

Alliance for Integrity

A Alliance for Integrity (AfIn)  é um iniciativa global de ações coletivas (collective actions) que reúne partes interessadas dos setores privado e público e da sociedade civil em um esforço conjunto de construção e promoção de soluções para fortalecer a transparência e a integridade no sistema econômico.

Criada há três anos, a aliança é capitaneada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ, na sigla em alemão), agência governamental estruturada como companhia privada, mas sem fins lucrativos. A iniciativa opera atualmente em centros regionais na Alemanha, Brasil, Gana, Índia e Indonésia.

No Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) se engajou nesta aliança pela integridade, integrando o conselho consultivo da AfIn e fazendo parte de grupos de trabalhos de fomento à integridade nos médios e pequenos negócios (MPEs). Conheça, participe e visite o site da iniciativa.

Fonte: site gov.br