Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG inicia construção do Plano de Permanência e Êxito

IF Sudeste MG inicia construção do Plano de Permanência e Êxito

O Plano está previsto no PDI da instituição e tem como finalidade traçar estratégias que permitam diminuir os números de evasão e de retenção dos alunos

O Plano de Permanência e Êxito do IF Sudeste MG está previsto no PDI da instituição e tem como finalidade traçar estratégias que permitam diminuir os números de evasão e de retenção dos alunos. Para tal, pretende-se criar políticas públicas e ações que promovam uma maior integração do discente dentro do espaço escolar, o fortalecimento da política de assistência estudantil e o aumento da participação política dos estudantes, procurando assim, “garantir condições de permanência e êxito dos estudantes de maneira inclusiva e de qualidade, sempre através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, até o final do curso no qual está matriculado”, explica Aurora Aurora Maria Baptista da Silva, diretora de Apoio ao Discente da Pró-reitoria de Ensino.

O Coordenador de Assistência Estudantil da Reitoria, Diogo Pereira Mattos, comenta sobre a importância do documento:

"A construção, implementação e, sobretudo, a constante revisão e avaliação de um Plano de Permanência e Êxito é essencial para que a Instituição possua ferramentas, processos e diretrizes que contribuam para o combate à evasão. Para o sucesso de tal Plano, é fundamental que toda a Instituição, com seus servidores (técnicos e docentes), setores, coordenações, diretorias, dentre outros estejam envolvidos. Além é claro da participação ativa dos próprios estudantes no planejamento e desenvolvimento do mesmo”, avalia Diogo.

Contexto

A preocupação em promover meios de garantir a permanência dos estudantes na instituição é constante, porém, no contexto de retorno das atividades presenciais e num momento em que a sociedade ainda sofre com os impactos da pandemia, pensar em políticas institucionais para garantir a permanência dos estudantes na instituição, é ainda mais importante:

"Embora o fantasma da desistência e da retenção dos estudantes seja uma presença constante a ser combatida e superada nas instituições de ensino, o ano letivo de 2022 e os próximos prometem um desafio ainda maior. Depois de dois anos de ensino remoto, teremos desafios para a recuperação de conteúdos, para a readaptação à rotina escolar e para a ressocialização dos discentes na comunidade escolar. Dessa forma, um Plano Institucional de Permanência e Êxito dos nossos estudantes deve ser capaz de nortear as ações dos educadores de maneira clara e ágil, tendo por objetivo principal a manutenção dos discentes na instituição e garantindo sua formação profissional, científica e humana. Este não deve e não pode ser um documento "de gaveta", e sim um texto de consulta diária, dinâmico e claro, balizador das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Por isso, convidamos os colegas educadores da Instituição a participar conosco da revisão deste importante instrumento de gestão Institucional”, reflete o Pró-reitor de Ensino, Damião de Souza Vieira júnior.

Trabalhos

"A construção, implementação e, sobretudo, a constante revisão e avaliação de um Plano de Permanência e Êxito é essencial para que a Instituição possua ferramentas, processos e diretrizes que contribuam para o combate à evasão. Para o sucesso de tal Plano é fundamental que toda a Instituição, com seus servidores (técnicos e docentes), setores, coordenações, diretorias, dentre outros estejam envolvidos. Além é claro da participação ativa dos próprios estudantes no planejamento e desenvolvimento do mesmo”, explica o Coordenador de Assistência Estudantil da Reitoria.

Os trabalhos de elaboração do Plano terão início com um diagnóstico da situação da instituição no que tange aos índices de retenção e de evasão e, em paralelo, com um levantamento das estratégias que têm sido utilizadas para diminuir esses índices. Tal etapa será cumprida por meio de pesquisa qualitativa com a comunidade interna.

A partir dos dados levantados, o passo seguinte será traçar um plano de ação, com estratégias para melhorar e diminuir os índices de evasão e de retenção através da construção de políticas institucionais, ações afirmativas, disponibilização de recursos e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. “A intenção é trabalhar muito no sentido da prevenção, além da eliminação das barreiras que levam ao fracasso escolar e consequentemente ao abandono escolar”, explica a diretora.

O Plano será construído de forma participativa entre os dez campi que compõem o IF Sudeste MG, através da representatividade de sua comunidade  interna. Cada Campus terá um representante de cada segmento (tae, docente e discente).

Portanto, Taes, docentes e discentes estão convidados a participar da construção do documento. Para isso, devem manifestar interesse através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/qy3skDpGpWfCVpQM8. O formulário ficará disponível até 17 de abril.

A construção do documento é uma ação da Diretoria de Apoio ao Discente - Dirad  e da Coordenação de Assistência Estudantil juntamente com a Diretoria de Ensino da Reitoria. A comissão terá também representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, da Pró-reitoria de Extensão e da equipe de Administração. Trata-se, portanto, de um trabalho complexo e que deve acontecer de forma integrada: