Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Inscrições para seleção de projetos de ensino com enfoque em ações afirmativas foram prorrogadas

Ensino

A Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), em conjunto com as Coordenações de Ações Afirmativas e Inclusivas, anunciaram a divulgação dos editais de Seleção de Projetos de Ensino com Foco nas Ações Inclusivas (Edital Nº. 09/2024) e Ações Afirmativas (Edital Nº. 10/2024) para o ano de 2024.

Os servidores do IF Sudeste MG que possuem ideias e propostas inovadoras em Ações Afirmativas (AF) ou Ações Inclusivas (AI) terão a chance de receber apoio financeiro para a realização de seus projetos, incluindo bolsas para os participantes. As propostas de ações inclusivas puderam ser enviadas até ontem, 10 de abril. Já as propostas de Ações Afirmativas, tiveram as inscrições prorrogadas e poderão ser enviadas até o próximo dia 17. Confira a retificação

O principal objetivo das iniciativas é aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades extracurriculares, especialmente focadas na promoção da equidade, respeito à diversidade e diferenças. Além disso, os editais visam estimular práticas inovadoras na pedagogia e promover a permanência e sucesso dos estudantes. As propostas serão avaliadas com base em sete critérios, incluindo justificativa e viabilidade de execução.

Após a seleção, os coordenadores de cada projeto escolhido irão convocar bolsistas para preencher as vagas em níveis técnico e de graduação. A seleção dos estudantes terá início em 19 de abril e término em 29 de abril. As atividades serão realizadas sob orientação e supervisão de servidores, sem prejudicar as atividades acadêmicas regulares.

Confira abaixo as particularidades dos Editais Nº. 09-2024 e Nº. 10-2024:

Edital Nº. 09-2024 - Seleção de Projetos de Ensino com Foco nas Ações Inclusivas:

• As inscrições e envio dos projetos devem ser feitas por servidores em efetivo exercício, utilizando um Modelo de Elaboração próprio e enviados em PDF por meio de um formulário online disponível no link: https://forms.gle/3FUWkeBLZ5v4dm3t8
  • A avaliação das propostas considerará a integração e inovação, alinhadas às demandas institucionais na área de educação especial inclusiva, além da interdisciplinaridade e multiprofissionalidade.
  • Edital Nº. 09-2024

Edital Nº. 10-2024 - Seleção de Projetos de Ensino com Foco nas Ações Afirmativas:

• As inscrições e envio dos projetos devem ser feitas por servidores em efetivo exercício, utilizando um Modelo de Elaboração próprio e enviados em PDF por meio de um formulário online disponível no link: https://forms.gle/qgPQcjwNPkQqPzvH6
  • Os projetos devem abordar questões relacionadas a gênero, sexualidade e identidade de gênero (LGBTQIA+) ou questões étnico-raciais.
  • Edital Nº. 10-2024

Esses editais representam uma oportunidade significativa para os membros da comunidade acadêmica contribuírem com ações que promovam a inclusão e a equidade no ambiente educacional.