Geral
IF Sudeste MG marca presença no 22º Feijão de Ogun em Juiz de Fora
À convite do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial - COMPIR/JF, no dia 7 de julho de 2025, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) esteve representado na abertura do 22º Feijão de Ogun, realizado no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora (MG). Participaram do evento o Chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Eduardo da Silva, e o Diretor-Geral do Campus Juiz de Fora, Sílvio Anderson Toledo.
O evento, organizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pelo Instituto Feijão de Ogun, celebra a cultura afro-brasileira, com foco na luta antirracista e na força do povo de axé. O evento contou com a participação da Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, que dialogou com os servidores.
A participação da Instituição reforça seu compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira, a preservação da memória e dos saberes ancestrais do povo preto, e com ações voltadas à promoção da igualdade étnico-racial, ao combate ao racismo e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Sobre o 22º Feijão de Ogun
Em sua 22ª edição, em 2025, o Feijão de Ogun se estende novamente por diversos espaços, debatendo políticas públicas para a população negra e fortalecendo a luta antirracista. Com o tema “Gênero, raça e sexualidade – A resistência dos corpos negros”, o evento busca enfrentar o racismo em todas as suas estruturas, combater as violações sofridas diariamente pelo povo negro e garantir a visibilidade dos povos e comunidades tradicionais das religiões de matriz africana, reivindicando espaço e respeito.
O Movimento Negro Unificado (MNU) e o Instituto Feijão de Ogun são os responsáveis pela organização do evento, que tradicionalmente se manifesta como um momento de agradecimento a Ogum, orixá da evolução e dos caminhos abertos. Nesta saudação, o feijão ofertado ao orixá transforma-se também em uma ação de solidariedade: a partir do plantio e da colheita do feijão, juntamente com doações recebidas, é produzida e distribuída gratuitamente uma feijoada para toda a comunidade presente na atividade, realizada na quadra da Escola de Samba União das Cores, no bairro Milho Branco.
Mais uma vez, neste ano, foi realizado o plantio e a colheita do feijão que será utilizado no preparo da feijoada a ser distribuída, bem como as atividades deste importante evento voltado às religiões de matriz africana e à população negra de Juiz de Fora.




