Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > IF Sudeste MG oferece capacitação em novas tecnologias da informação e comunicação

Ensino

O curso aberto "Conhecendo e Trabalhando com Ferramentas Acadêmicas do SIGAA" ensina docentes e interessados a usar os recursos do sistema.
#Pratodosverem: imagem em que uma professora dá aulas e um aluno acompanha a aula por um computador.

O curso aberto Conhecendo e Trabalhando com Ferramentas Acadêmicas do SIGAA é uma ação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e do Comitê de Ensino, que tem como proposta a orientação de professores e quaisquer outros interessados em conhecer e aprender a trabalhar com os recursos existentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mais especificadamente no Portal do Docente e nas Turmas Virtuais. O conteúdo será disponibilizado através de videoaulas e material complementar e os participantes poderão acessá-los livremente através da plataforma Google Classroom. A carga horária é de 20 horas, com expedição de certificado.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/nVvDm8r9Rukan5HYA. Não há prazo ou limitação do número de inscritos. Professores, TAEs e pessoas da comunidade em geral que desejam conhecer as ferramentas acadêmicas presentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) podem participar. É necessário apenas ter acesso à internet, por computador ou smartphone.

Os ministrantes são os professores Pedro Henrique de Oliveira e Silva e Wilker Rodrigues de Almeida, do Campus Avançado Bom Sucesso, e Paulo Vinícius Moreira Dultra, do Campus Muriaé. Os professores Filipe Andrade La-Gatta, Ailton Magela de Assis Augusto e Izabel Cristina também participaram da elaboração da iniciativa.

O curso é ofertado dentro do contexto de propostas de capacitação do Projeto Reencontro, pela Comissão C8, sendo importante para as atividades regulares de ensino presencial, mas com o horizonte de atendimento à situação da pandemia que nos exigirá a capacitação em novas tecnologias da informação e comunicação.

Programa:

- Apresentação do curso

- Conhecendo o Portal do Docente

- Consultando os serviços da Biblioteca no Portal do Docente

- Conhecendo a Turma Virtual

- Configurando a Turma Virtual

- Definindo Permissões na Turma Virtual

- Importando os dados na Turma Virtual

- Como inserir um Plano de Ensino

- Como criar Tópicos de Aula na Turma Virtual

- Visualizar os Participantes da Turma Virtual

- Cadastrar Fóruns na Turma Virtual