Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG parabeniza a cada mãe da sua comunidade

IF Sudeste MG parabeniza a cada mãe da sua comunidade

"Comida de mãe é a melhor do mundo!"

"Você não é todo mundo!"

"Pode ir, mas meu coração não queria que você fosse".

"Mãe é mãe".

"Chegando em casa a gente vai conversar".

"Não esquece de levar um casaquinho!"

"Enquanto você morar embaixo desse teto, você não é o dono do seu nariz!"

"Filho, me ajuda a mudar o meu perfil do zap?!"

"Eu vou contar até três!"

"Chamar pelo nome completo na hora de dar bronca".

Quantas dessas frases lembram a sua mãe? Uma? Duas? Ou talvez, todas?

Mesmo que muitas delas remetam à figura materna que você tem, ainda assim você com certeza pensou em um monte de outras que só a sua mãe faz, não é mesmo? Sabe por que? Porque, apesar de, segundo o IBGE, no Brasil existirem 67 milhões de mães, a gente sabe que cada uma delas é única. Cada uma exerce a maternidade conforme suas realidades, suas possibilidades e suas disponibilidades.

Na sociedade machista e sexista em que vivemos, além da jornada dupla de trabalho, das diferenças salariais e dos preconceitos que sofremos por sermos mulheres, aquelas que são mulheres e mães ainda carregam o peso das cobranças, dos outros e delas mesmas, além do cuidado com os filhos. Mesmo que exista a tendência de pais mais participativos, eles ainda “ajudam” mais do que dividem.

Portanto, pense duas vezes antes de julgar uma mãe. Se puder, ofereça ajuda, acolhimento ou simplesmente não julgue, não haverá melhor presente, mas que ele seja diário e não apenas no “Dia das mães”.

Assim como não há regras para ser mulher, também não há regras para ser mãe. Há diversas maternidades possíveis e nenhum padrão é capaz de tornar uma mãe mais mãe do que outra. Fato é que a maternidade agrega vivências e sabedorias à vida da mulher, então, que possamos ter espaço para levar esse up grade a todas as esferas:

"A experimentação da maternidade precisa deixar de ser vista institucionalmente apenas de forma romantizada. Claro, tem todo seu significado e beleza. Mas a maternidade se expande quando é entendida como a grande fonte de vida. Para aqueles que nascem e renascem. E não se gera a vida sem dor, sem luta. E será apenas da experiência das nossas mulheres que nós conseguiremos ter condições de gerar vida para nossas comunidades. Portanto um feliz dia das mães para nossas mulheres, aquelas que geram vida e nos conduzem a condições melhores, as mais acolhedoras possíveis", André Diniz, reitor do IF Sudeste MG.

O IF Sudeste MG sabe que cada mãe é única e parabeniza a todas as servidoras, terceirizadas e alunas mães que, com suas vivências e capacidade de doação, engrandecem o instituto!