Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG realiza live sobre Projetos de Ensino em Ações Afirmativas
conteúdo

Ensino

IF Sudeste MG realiza live sobre Projetos de Ensino em Ações Afirmativas

Evento marca encerramentos e busca dar visibilidade a sete projetos com temáticas “Gênero” e “Relações Étnico-Raciais”

No dia 12 de abril, o IF Sudeste MG realiza um evento virtual relacionado a uma importante conquista da instituição: o edital inédito de projetos de Ensino em Ações Afirmativas. Na referida data, será realizada uma live para ampliar a visibilidade dos projetos iniciados em 2021, cujo objetivo comum é o envolvimento de servidores e alunos na busca pela eliminação de desigualdades étnico-raciais e de gênero. O evento será transmitido pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube a partir das 18 horas. Não precisa de inscrição. Os participantes podem enviar perguntas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyo62jFUDbmeMTpUNthhkfdmOKdQ2WtVuUlKyYVL4vshpkRA/viewform?usp=pp_url.

"A expectativa é que o compartilhamento de tantas histórias faça com que outros membros de nossa comunidade, servidores e discentes, despertem para a importância das ações afirmativas e se candidatem a orientadores e a bolsistas dos projetos", afirma Rodrigo Fonseca Caixeta, coordenador de Ações Afirmativas do IF.

CAAF_imagem_live_encerramento_projetos_ensinoConhecimento e empoderamento

Para Rodrigo Fonseca Caixeta, os projetos foram extremamente bem sucedidos. As várias ações direcionadas às comunidades interna e externa demonstraram o que as ações afirmativas podem propiciar aos participantes, especialmente quanto ao seu desenvolvimento afirmativo:

“Conversando com os participantes, detectamos o sentimento de pertença a minorias vulnerabilizadas, o que se constitui como processo de autoconhecimento e reconhecimento de potencialidades várias, gerando, por fim, o empoderamento. Como benefício indireto, toda a sociedade ganha pela formação de cidadãos mais conscientes da necessidade da promoção de justiça e igualdade racial e gênero”, reflete Rodrigo.

Participantes dos projetos corroboram a fala do coordenador:

"O Projeto Saravá foi uma experiência maravilhosa. Esse projeto me possibilitou conhecer mais sobre minhas origens e compreender de forma clara o meu papel na sociedade e a importância da história e da ancestralidade, que caminham lado a lado com as questões contemporâneas. 'Saravá' é uma experiência enriquecedora e vou levar para o resto da minha vida. A troca de ideias maravilhosas e discussões sobre qualquer tema, a partir da ótica de pessoas negras trouxe maior abrangência para cada um de nós envolvidos no projeto e particularmente para mim, que fui muito tocado por cada link, notícia, livro que foi exposto nas edições da newsletter. E também foi muito bom saber o alcance que nossa newsletter teve. Cada pessoa que me conhece comenta comigo que gosta muito dos conteúdos que estão ali. Meus agradecimentos aos meus amigos e companheiros, Higor, Weder e Carlos Henrique, pessoas muito queridas, que amei conhecer", Lucca Silva, bolsista do Projeto Savará. 

"O projeto me ajudou a desenvolver minha autoestima, empoderamento e combate ao preconceito, "coelevação" (comportamento que todos podemos usar para liderar, conectar e elevar a nós mesmos e aos outros de forma poderosa, sem autoridade preestabelecida, de forma coletiva, para enfrentar desafios); lutar pela justiça e igualdade das raças e gêneros e principalmente ter empatia e sororidade. Construiu e desconstruiu valores e foi transformador", afirma Janaina Nasaré da Silva, bolsista do Projeto de Ações Afirmativas Jovens Mulheres Negras.  

O evento

Conheça mais histórias de empoderamento e auto conhecimento assistindo o evento. Durante as duas horas previstas para a live, além da apresentação dos projetos por meio de fotos, vídeos e slides, serão respondidos questionamentos do público. Gestores irão tratar da importância da iniciativa em ações afirmativas para o IF Sudeste MG, bem como da necessidade de se discutir as temáticas dos trabalhos para a educação formativa em prol da justiça racial e de gênero. Por fim, os interessados em submeter projetos ao edital 2022 terão a oportunidade de conhecer como foi viabilizada a execução dos projetos 2021, preparando-se para a abertura de submissões que está por vir, já que o edital foi adaptado e atualizado para o ano de 2022 e será lançado em breve. 

Os sete projetos a serem apresentados estão divididos em duas temáticas, conforme dispõe-se a seguir:

Temática “Gênero”

- Meninas digitais de Rio Pomba (Campus Rio Pomba);
- Campus Acolhedor (Campus Santos Dumont);
- Jovens mulheres negras: despertar na Pandemia contra o feminicídio (Campus São João del-Rei).

Temática “Relações Étnico-raciais”

- Saravá, referências pretas (Campus Muriaé);
- Em contos com a literatura afrobrasileira (Campus Juiz de Fora);
- Cotas para quê/quem (Campus Barbacena);
- O que o espelho me diz (Campus Muriaé).