Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG seleciona projetos para o desenvolvimento de ambientes promotores de inovação
conteúdo

Pesquisa

IF Sudeste MG seleciona projetos para o desenvolvimento de ambientes promotores de inovação

Projetos selecionados internamente serão submetidos como proposta institucional do IF Sudeste MG ao edital da Setec/MEC. Saiba mais!

Estão abertas, a partir de hoje (13) e até 7 de fevereiro, as inscrições para seleção interna, no âmbito do IF Sudeste MG, de propostas de projetos para o desenvolvimento de ambientes promotores de inovação, conforme Edital nº. 01/2022, disponível no Sistema Inovare.  As propostas selecionadas internamente serão submetidas ao EDITAL 84/2021 - SELEÇÃO DE PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO DOS AMBIENTES PROMOTORES DE INOVAÇÃO NA REDE FEDERAL.

Poderão ser submetidas propostas em dois eixos, cujos itens financiáveis são bolsas para equipes e material de consumo:

Eixo I) criação de ambientes promotores de inovação; e

Eixo II) integração e consolidação de ambientes promotores de inovação.

Cada proposta deverá contemplar apenas um ambiente promotor de inovação. As equipes executoras dos projetos dos eixos I e II deverão ser constituídas por servidores e estudantes regularmente matriculados nos cursos da instituição proponente. 

Entende-se como ambientes promotores de inovação os espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento, articulam as empresas, os diferentes níveis de governo, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, as agências de fomento ou organizações da sociedade civil. Alguns exemplos são Incubadoras de Empresas, Espaços de Coworking, Espaços Maker, Aceleradoras, dentre outros.

Será selecionado um projeto de cada eixo para compor a proposta institucional a ser submetida ao EDITAL 84/2021. Por sua vez, este edital nacional contemplará até cinco projetos no Eixo I, com aporte de R$40 mil, e até 15 projetos no Eixo II, com apoio de R$120 mil.

Após o Resultado Final da seleção interna do IF Sudeste MG, o NITTEC orientará os servidores proponentes dos projetos selecionados para submissão da proposta institucional.

Dúvidas sobre o edital interno poderão ser respondidas pelo e-mail nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Para suporte aos projetos e outras dúvidas referentes aos eixos I e II, o contato também poderá ser realizado pelo e-mail ambientesdeinovacao@ifes.edu.br.

 CRONOGRAMA

ETAPAS

DATA

ENDEREÇO

RESPONSÁVEL

Publicação do Edital

07/01/2022

https://inovare.ifsudestemg.edu.br/

NITTEC

Início das submissões

13/01/2022

nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Proponente

Prazo final para submissões

07/02/2022

nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Proponente

Divulgação do Resultado Preliminar

14/02/2022

https://inovare.ifsudestemg.edu.br/

NITTEC

Prazo para recursos administrativos do Resultado Preliminar

16/02/2022 

nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Proponente

Divulgação do Resultado Final da seleção

21/02/2022

https://inovare.ifsudestemg.edu.br/

NITTEC

Cadastro das propostas aprovadas neste Edital, conforme orientações a serem transmitidas pelo NITTEC

Até 25/02/2022

Sistema do IFES

Proponente

Previsão de início da execução dos projetos

02/05/2022

=

Proponente