Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > II Mostra Cultural realça riqueza artística de pessoas e projetos do IF Sudeste MG

Destaque

Criatividade, talento, sentimento e diversidade de linguagens foram marcantes na segunda edição do evento
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: apresentação orquestra virtual.

#Pratodosverem: apresentação orquestra virtual.

Quando a transmissão da II Mostra Cultural do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais terminou, na noite de quinta-feira (17), o vídeo já superava as mil visualizações. Mais algumas centenas de pessoas já assistiram ao evento desde então. Resultado da qualidade dos trabalhos, de uma heterogeneidade capaz de contemplar todas as preferências artísticas, e de uma organização cuidadosa, que preparou com muito carinho a exibição de 19 apresentações, entre as especiais e as submetidas pela comunidade do IF Sudeste MG.

Perdeu a II Mostra Cultural? Você pode assistir aqui a qualquer momento.

A Mostra foi inspirada pela canção "Paciência", dos cantores e compositores pernambucanos Lenine e Dudu Falcão. Uma apresentação especial multicampi da música abriu o evento e foi sucedida por alguns trabalhos que se conectaram diretamente com a letra e a mensagem de "Paciência", mas também por muitos outros que expressaram diversas vertentes criativas de servidores e alunos.

"Foi uma Mostra Cultural construída a muitas mãos. Fazer uma Mostra multicampi, multiprofissional e representativa sempre foi a nossa finalidade", destacou o coordenador de Esporte, Cultura e Lazer do IF Sudeste MG, Antônio Carlos Costa, um dos organizadores do evento, realizado de forma integrada pela Pró-Reitoria de Extensão e o Comitê de Comunicação e Marketing da instituição.

De fato, diversidade e representatividade foram palavras-chave. Música popular, música erudita, poesia, desenho, pintura, fotografia e filme de curta-metragem fizeram parte de uma jornada conduzida no vídeo por uma servidora e duas alunas. A coordenadora de Comunicação e Eventos do IF Sudeste MG, Raquel Blank, e as estudantes Lara Lima, do Campus São João del-Rei, e Leiciane Martins, do Campus Barbacena, apresentaram a Mostra.

Além das apresentações dos artistas, a noite também foi positivamente marcada pelas mensagens acolhedoras e elogiosas do público. O reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz de Oliveira, foi uma das pessoas que registraram seu apreço pela iniciativa e pelas manifestações artísticas. "A arte chega primeiro, anuncia e denuncia. É fundamental no projeto de educação integral dos Institutos Federais", afirmou André.

Celebremos a Paciência em uma vida que não para. Os traços ilustrados por Maria Luiza Silva, as palavras de Natália Nogueira e o som autoral de Orlando Santos. O tributo à natureza no curta-metragem de Cristiano Abritta e as paisagens retratadas por Estevão Franca e João Gabriel Pinheiro. A Música Popular Brasileira de Giovanna Almeida e Urias Gonçalves.

Também o encantamento produzido pela Orquestra-Escola Virtual, pelo Coral do Campus Barbacena sob a regência de Arlindo Leandro Gomes e pela parceria entre Bruna Caroline Berbert e Helen Barra. A música gospel de Daniele Rocha, Gilson Toledo e Luciano Oliveira. Celebremos o intercâmbio cultural, com um ritmo do interior da Argentina trazido por Luisina Milone e o sucesso também internacional apresentado por Beatriz Oliveira. E por último, mas não menos importante, o rock de Bruno Galvão e Heudes Rogério, fechando uma noite realmente especial para o IF Sudeste MG.