Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Fevereiro > Mestrandas do IF Sudeste MG realizam mobilidade acadêmica em Portugal

Mestrandas do IF Sudeste MG realizam mobilidade acadêmica em Portugal

As estudantes foram selecionadas pelo Programa IF Sudeste MG INTERNACIONAL - Pós-graduação para complementarem suas pesquisas em Portugal.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Estudante Ana Carolina realiza trabalho de campo com caprinos.

#Pratodosverem: Estudante Ana Carolina realiza trabalho de campo com caprinos.

O Programa IF Sudeste MG INTERNACIONAL - Pós-graduação selecionou cinco alunas dos três mestrados profissionais do Campus Rio Pomba para complementarem suas pesquisas em Portugal. As discentes Sabrine de Cássia Batista Silva, do mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Iolanda Silveira Freitas e Ana Carolina Garcia Ferreira, do mestrado profissional em Nutrição e Produção Animal, e Priscila Patrícia Moura Oliveira e Elisete Gonçalves da Fonseca, do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica estiveram no Instituto Politécnico da Guarda, no Instituto Politécnico do Porto e no Instituto Politécnico de Bragança, respectivamente, entre 1º de novembro e 6 de dezembro de 2019.

Experiências acadêmicas e culturais

A estudante Elisete Gonçalves da Fonseca destacou a relevância da oportunidade: “Aprimorei a minha atuação em trabalho em grupo, pude contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, dando opiniões que foram muito bem recebidas. Além disso, aprendi a valorizar o nosso ensino, considerado menos conservador pelos colegas portugueses” afirma Elisete.

A mestranda destacou ainda a qualidade das instalações da instituição parceira: “Eles têm uma ótima gestão do patrimônio público, o campus é impecável, com móveis e instalações de boa qualidade em um ambiente bastante limpo”, avalia ela.

Iolanda, que viajou para realizar um experimento complementar à sua dissertação de mestrado, sobre suplementação de selênio em cabritos, relata detalhes do seu trabalho. “Foram separados dois grupos de animais, um com aplicação de selênio via muscular e o outro grupo de animais sem aplicação de selênio. O peso individual dos animais, a temperatura retal e a fotografia térmica do canto ocular eram avaliados duas vezes por semana. Também realizamos atividades no campo na Associação de ovelhas churra galega bragançana (ACOB). Realizamos o controle efetivo dos animais e brincagem e também inserimos o chip nos animais”.

Por sua vez, a acadêmica Sabrine de Cássia Batista Silva, do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ressaltou a importância da interação com as orientadoras do Instituto Politécnico do Porto para a sua pesquisa. “Pude receber orientação de professoras altamente qualificadas para testar as amostras de chá que levei na aquisição de métodos para avaliar o teor de proteínas em alimentos”. Por fim, a aluna enfatiza a importância de conhecer a cultura local da cidade do Porto: “Conheci diversas novidades gastronômicas e diversos pontos turísticos de Porto e Vila Nova de Gaia aos finais de semana, como a tão famosa Ribeira. O período de mobilidade me enriqueceu com muitos saberes, acadêmicos e culturais, comemora Sabrine.

Projeto IF Sudeste MG INTERNACIONAL

Segundo o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Professor Daniel de Oliveira, há uma lacuna global em ações de internacionalização voltadas para a pesquisa em pós-graduação e esta iniciativa-piloto do IF Sudeste MG supriu, em grande medida, esta demanda. “É fundamental expandir a agenda do projeto IF Sudeste MG INTERNACIONAL, em colaboração com todos os eixos finalísticos, para que possamos fortalecer ainda mais as redes de projetos de ensino, pesquisa e inovação, e de extensão, por meio de iniciativas de internacionalização, buscando, ao mesmo tempo, fortalecer as relações interinstitucionais do IF Sudeste MG. Esse é um dos diferenciais da nossa instituição: acreditarmos no potencial transformador da formação integral ofertada aos nossos estudantes”, aponta Daniel.