Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > NITTEC tem segunda patente concedida pelo INPI

NITTEC tem segunda patente concedida pelo INPI

O aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua visa ampliar as possibilidades funcionais
"A concessão da patente é um passo muito importante, porém, devemos buscar fazer com que esta tecnologia chegue ao mercado, visando uma maior competitividade de nossas empresas e fazendo com que a sociedade tenha acesso às criações desenvolvidas nas ICTs. E é justamente nisso que estamos atuando. Para este projeto do aparelho de musculação chegue ao mercado", explica a diretora.

O segundo produto do NITTEC a receber ums patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua, cujo depósito foi feito em 2016, sob o código BR 20 2016 025172 4 U2.

A equipe de inventores, todos do Campus Juiz de Fora, é composta por Denis Ribeiro Maurício, que hoje é servidor e na época do desenvolvimento era aluno; pelos professores Eduardo Seabra Guedes, Miguel Fabiano de Faria e José Luiz Cuco; e pelo egresso Daniel Braga Ribeiro.

Diretora do Nittec, Flávia Ruback explica que o novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação incentiva as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação a participarem do processo de inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Flávia Ruback conta que, a fim de aprimorar o produto e lançá-lo no mercado nacional e até internacional, o IF Sudeste MG já tem um acordo de parceria, para pesquisa, desenvolvimento e inovação, com uma empresa paranaense.

Aparelho de Musculação com sistema de carga variável de progressão contínua

PROBLEMA QUE SOLUCIONA

Existem aparelhos de musculação similares conhecidos no mercado que só possibilitam a variação escalonada de carga para se praticar exercícios de musculação e têm, nas suas estruturas, a utilização de cabos e, além disso, as placas ou anilhas de peso devem ser adicionadas ou ajustadas ao aparelho. Já os aparelhos de musculação ao ar livre, em boa parte, só possibilitam exercícios repetitivos sem variação e trava de carga, pois há dificuldade de se

acrescentar ou retirar placas ou anilhas de peso, devido à facilidade de extravio desses componentes em áreas abertas, fatores que acarretam um índice de utilização do aparelho aquém do previsto.

SOLUÇÃO APRESENTADA

Trata-se de um modelo de aparelho de musculação com variação progressiva contínua de carga para uso em academias ao ar livre, em recintos fechados ou para centros de fisioterapia, visando ampliar as possibilidades funcionais de aparelhos dessa natureza por meio de um sistema de variação e trava de carga, de sua estrutura, seus componentes e do processo de utilização.

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS

O aparelho proposto possibilita a execução de cinco exercícios diferentes em um mesmo equipamento, tendo como vantagem proporcionar a prática de vários exercícios com ajuste progressivo e contínuo da carga por meio de uma placa de peso montada em um sistema de variação e trava de carga já acoplado diretamente à sua estrutura sem utilização de cabos. Este sistema evita o fracionamento das quantidades de peso e possibilita a alteração gradativa progressiva da carga por livre escolha pelos usuários, que podem praticar exercícios revezando o uso do equipamento.

Graças ao sistema de variação progressiva contínua da carga, cada usuário pode adequá-lo para o seu treinamento de força muscular. Nesse novo aparelho, o sistema de variação e trava de carga, possibilita o movimento da placa de peso na direção longitudinal, nos dois sentidos, para aumentar ou diminuir progressiva e continuamente a carga, possibilitando a realização de exercícios de esforço significativamente diferentes conforme o interesse de cada usuário.

Primeira Patente

A primeira patente concedida pelo INPI a um produto do IF Sudeste MG  foi recebida pelo mini-implante ortodôntico com cabeça substituível, cujo depósito, sob o código BR 20 2016 014962 8 U8, foi feito em 2016.

O produto é fruto de uma parceria entre o IF Sudeste MG e a UFJF e tem como inventores, pelo IF Sudeste MG, Sara del Vecchio e Denison Baldo e pela UFJF, Ignácio Vieira De Mello Neto, Flávia De Souza Bastos e Maria Das Graças Afonso Miranda Chaves.

Fonte: Portal Fapemig