Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Auditoria Interna: no mês de conscientização, conheça mais sobre a unidade no IF Sudeste MG!

A auditoria interna, além de um setor da nossa organização, pode ser entendida como uma atividade de avaliação

O mês de maio foi instituído como o “Mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna” pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), entidade internacional representada no País pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). Promotora da campanha denominada “IIA May”, a entidade busca estimular as empresas e órgãos públicos a desenvolverem ações de reconhecimento da auditoria interna como fator fundamental para a melhoria dos processos e da qualidade, em geral, dos resultados a serem gerados pelas organizações.

"Infelizmente, o trabalho da auditoria interna é bastante desconhecido ou, por vezes, mal interpretado, o que acaba por dificultar o objetivo de agregar valor. Portanto, a existência de um mês e de ações voltadas para aumentar a divulgação ajuda a desmistificar o setor e a atividade", reflete Maria Luiza Firmiano Teixeira, auditora do IF Sudeste MG.

Aproveitando a oportunidade, e a fim de conhecermos um pouco mais sobre auditoria interna, e, especificamente, sobre a auditoria no IF Sudeste MG, conversamos com a auditora do instituto.

Auditoria não é fiscalização

Ao contrário do que muitos de nós podem pensar, auditoria não é fiscalização. Segundo Teixeira, auditar consiste em avaliar fora da perspectiva da execução, com a finalidade de aprimoramento das atividades públicas: "Com seus serviços de consultoria e avaliação, a auditoria interna aponta ao gestor e a sua equipe situações que merecem melhoria para atingir os objetivos de cada processo com maior eficiência, efetividade e conformidade legal", explica Maria Luiza.

Maria Luiza explica que a auditoria interna, além de um setor da nossa organização, pode ser entendida como uma atividade de avaliação, que tem em vista agregar valor público, especialmente aprimorando a governança, gestão de riscos e controles internos.

Ao contrário do que muitos de nós podem pensar, auditoria não é fiscalização. Segundo Teixeira, auditar consiste em avaliar fora da perspectiva da execução, com a finalidade de aprimoramento das atividades públicas: "Com seus serviços de consultoria e avaliação, a auditoria interna aponta ao gestor e a sua equipe situações que merecem melhoria para atingir os objetivos de cada processo com maior eficiência, efetividade e conformidade legal", explica ela.

Auditoria no IF Sudeste MG

A Unidade de Auditoria Interna do IF Sudeste MG é composta por oito auditores, sendo que dois estão em cargos de gestão. Conheça a equipe: https://www.ifsudestemg.edu.br/acessoainformacao/auditorias/equipe-e-contatos.

A unidade está subordinada ao Conselho Superior e tem uma estrutura de representação nos campi. Assim, como unidade, o setor apresenta um único plano de trabalho anual e desenvolve as atividades em conjunto, contudo, segundo Maria Luiza, a presença nos campi facilita o contato com os gestores locais e a obtenção de informações para as atividades de auditoria.

Em consonância com o Referenciais Técnicos da Atividade de Auditoria Interna Governamental (IN CGU nº 03/2017), a auditoria executa duas atividades básicas: avaliação e consultoria. A primeira, voltada à verificação do contexto de execução da organização auditada, buscando aprimoramento das atividades, como foco em conformidade, eficiência e efetividade, além do aprimoramento da governança. A segunda, atividade menos conhecida e menos executada até o momento, consiste em distanciar-se da avaliação e auxiliar o gestor de forma direta no aprimoramento da governança, gestão de riscos e controles. Isso ocorre por meio da assessoria, aconselhamento, facilitação e treinamento.

Os trabalhos da auditoria são previamente planejados e aprovados pelas instâncias superiores no Plano Anual de Atividade de Auditoria Interna (PAINT)

Saiba mais sobre atividades desempenhadas pela Auditoria Interna do IF Sudeste MG na Carta de Serviços da unidade, que está disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/unidades/reitoria/auditoria-interna/outros-documentos

Auditar para melhorar

"A Unidade de Auditoria Interna é parte da organização e nosso objetivo é sempre melhorar a atividade pública, agregando com a perspectiva de quem está fora da execução e observa a necessidade de aprimoramento da governança, gestão de riscos e controles internos", afirma Maria Luiza Firmiano Teixeira.

Fonte