Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Nota de repúdio

Nota de repúdio

IF Sudeste MG divulga nota de repúdio ao atraso no pagamento das bolsas do PIBID e RP

Em nome da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Sudeste Minas Gerais e das Coordenações Institucionais do PIBID e RP, vimos através dessa nota manifestar o nosso repúdio ao atraso no pagamento das bolsas referentes ao mês de outubro de 2021.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP) são programas de incentivo à docência fomentados pela Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação. Esses programas visam a aproximar os estudantes dos cursos de Licenciatura ao ambiente escolar e têm sido fundamentais na formação dos futuros professores das redes pública e privada.

Para a execução das atividades dos licenciandos, são destinadas bolsas no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). Essa quantia é fundamental para que os estudantes arquem com despesas básicas, como alimentação, moradia e transporte, além da participação em eventos científicos referentes às áreas de atuação, indispensáveis para o bom funcionamento dos programas.

O atraso nos pagamentos das bolsas demonstra uma desvalorização do incentivo à formação docente inicial de nossos alunos e tem ocasionado uma série de incertezas, prejudicado o desenvolvimento dos programas em pauta, motivo pelo qual publicizamos essa nota de repúdio.

Juiz de Fora, 08 de novembro de 2021.

Prof. Arlindo Inês Teixeira
Coordenador Institucional do Residência Pedagógica do IF Sudeste MG