Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Olimpíada Brasileira de Biotecnologia: estudantes podem participar!
conteúdo

Geral

Olimpíada Brasileira de Biotecnologia: estudantes podem participar!

Competição é organizada por UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, dentre elas o IF Sudeste MG, e acontece no segundo semestre

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, dentre elas o IF Sudeste MG, está desenvolvendo o projeto da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, que ocorre em três etapas:

1. Curso "Inclusão digital e aplicações pedagógicas": ocorre em fluxo contínuo; o professor pode cursá-lo quando quiser. Totalmente online, gratuito, e com certificado de 90 horas. Público-alvo: profissionais da educação. Está disponível no endereço: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-inclusao-digital-e-aplicacoes-pedagogicas/

2. Curso "Biotecnologia para futuros cientistas": Também em fluxo contínuo, totalmente online, gratuito, e com certificado de 30 horas. Público-alvo: estudantes (8º, 9º, Ensino médio e Técnico) e também professores (qualquer nível de ensino). O curso está disponível no endereço: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/

Não é preciso fazer inscrição no curso, basta entrar no endereço disponibilizado, assistir às aulas e assinar a lista de presença. Haverá emissão de certificados para todos que concluírem o curso.

A ideia do curso Biotecnologia para futuros cientistas é preparar os estudantes para a participação na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, já que este não é um assunto trabalhado ao longo da educação básica, mas fundamental para a compreensão dos novos tempos e também para a escolha profissional. Todas as aulas estão disponíveis em vídeos curtos, em média 10 minutos de duração, que os estudantes podem assistir no horário que quiserem. Já em relação ao convite para que professores também façam o curso, o objetivo é permitir que estes possam conhecer o material, estimular os estudantes a fazerem o curso e, se o professor achar interessante, pode utilizar qualquer vídeo ou material em suas aulas, gratuitamente.

3. Olimpíada Brasileira de Biotecnologia - OBBiotec:  O cadastramento das escolas e as inscrições dos estudantes (inscrições a serem realizadas pelas escolas) poderão ser feitos no endereço https://www.obbiotec.com.br/, a partir de 15/06/2022.  A escola poderá designar um ou mais professores, ou outros funcionários, para fazerem a inscrição dos estudantes na Olimpíada. Para designar os responsáveis pelas inscrições, a escola deverá enviar (para o e-mail obbiotec@ufvjm.edu.br) o(s) nome(s) completo(s) do(s) profissional(is), e-mail(s) e uma declaração emitida pela Secretaria da Escola de que aquele(s) profissional(is) está(ão) vinculado(s) à escola. 

A participação no curso não é obrigatória. O estudante pode participar da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, mesmo que não tenha feito o curso.

Além de troféus para os vencedores, todos os participantes receberão certificados (certificado de participação, certificado de honra ao mérito, certificados para os professores participantes).

 

Saiba mais sobre o evento:

Site da OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/

Instagram da OBBiotec: https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

 

* Texto de divulgação (editado)