Geral
PROAD promove "Encontro de Integração"
A Pró-reitoria de Administração do IF Sudeste MG realizou ontem, 03 de junho, na Reitoria, o seu Encontro de Integração. O evento reuniu cerca de 50 servidores das áreas administrativas dos campi e da Reitoria. Além dos diretores de Administração e Planejamento, compareceram servidores das áreas de licitação e de contratos e dos setores financeiro, de almoxarifado, de patrimônio e de contabilidade.
A reunião contou ainda com a participação da Procuradoria Federal, na pessoa do Dr. Eduardo Pereira, que realizou uma explanação sobre a atuação da procuradoria junto ao IF Sudeste MG, sua atuação enquanto assessoria jurídica e consultoria com as principais questões que envolvem a área de licitações e contratos administrativos.
"Esperamos que o evento tenha contribuído para promover uma maior integração entre as equipes, fortalecendo o espírito de trabalho em rede; melhorar a comunicação interna, resultando em processos mais ágeis e eficazes; identificar oportunidades de colaboração e inovação na gestão administrativa e, por fim, fortalecer a governança institucional, promovendo resultados positivos para a comunidade acadêmica", reflete o pró-reitor de Administração, Fabricio Tavares de Faria.
Objetivo
O pró-reitor de Administração, Fabrício Tavares de Faria, explica que o o encontro foi realizado com o objetivo de promover uma reunião de integração entre a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e sua equipe, juntamente com os diretores de Administração e as equipes dos campi, com o intuito de fortalecer a comunicação, fomentar a colaboração e promover o alinhamento estratégico entre as unidades.
Conteúdo
No evento, foram discutidos temas relevantes para a instituição como: a necessidade de revisão e a nova regulamentação das Compras Compartilhadas; a adesão ao programa Contrata+ Brasil; a proposta de realização de um seminário administrativo; a reativação dos fóruns de licitação e contratos e a necessidade e implementação de ações para desfazimento de bens ociosos e inservíveis.
O conteúdo do reunião foi pensado de forma a:
- Apresentar as equipes da Pró-Reitoria de Administração da Reitoria e das Diretorias de Administração dos campi, facilitando o reconhecimento mútuo e a construção de um ambiente de confiança colaborativo e com foco no respeito, compartilhamento de conhecimento e capacidades de execução de cada unidade;
- Estimular a troca de ideias, boas práticas e experiências entre as equipes, visando maior sinergia nas atividades administrativas;
- Respeitar a cultura organizacional de cada unidade, propondo um ambiente colaborativo com foco na qualidade de vida no trabalho;
- Estimular a padronização e a desburocratização dos procedimentos;
- Valorizar as experiências adquiridas, expertise, know-how e a capacitação dos servidores;
- Promover o alinhamento das metas e prioridades institucionais, otimizando os recursos e melhorando os processos administrativos e
- Buscar feedback das equipes dos campi sobre as demandas e necessidades específicas dos setores de licitação, contratos, orçamento e financeiro.
Desdobramentos
"Esperamos que o evento tenha contribuído para promover uma maior integração entre as equipes, fortalecendo o espírito de trabalho em rede; melhorar a comunicação interna, resultando em processos mais ágeis e eficazes; identificar oportunidades de colaboração e inovação na gestão administrativa e, por fim, fortalecer a governança institucional, promovendo resultados positivos para a comunidade acadêmica", reflete o pró-reitor de Administração.