Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > fevereiro > Projeto Reencontro: C5 dá dicas sobre alimentação saudável em tempos de pandemia

A Comissão de Cuidados com os estudantes (C5) do Projeto Reencontro, através dos Nutricionistas do IF Sudeste MG, Betânia Cristina Rosa Soares e Daniel Ângelo Soares, elaborou um documento com dicas para alimentação saudável em tempos de pandemia. Confira abaixo ou em anexo :

Devido a pandemia da COVID-19, vários problemas sociais foram potencializados, o que realçou a importância das diversas temáticas da saúde para nossas vidas. Em uma dessas temáticas, temos a Nutrição, área fundamental que engloba um conjunto de práticas e conceitos capazes de auxiliar no enfrentamento do vírus e de contribuir com a saúde da população.

Neste contexto, vamos falar um pouco sobre o rótulo dos alimentos?

Você sabe ler os rótulos dos alimentos?

Lembrem-se que as preparações caseiras e os produtos in natura devem ser os preferidos, mas nos casos dos produtos industrializados é importante ler atentamente os rótulos para escolhas mais saudáveis.

Vamos interpretar um rótulo juntos? Veja esse exemplo de um biscoito de polvilho:

O que significa “porção de 30 g”?

Porção é a quantidade média de alimento usualmente consumida por uma pessoa sadia em uma refeição. A apresentação de medida caseira (fatias, unidades, pote, xícara, copos, colheres de sopa) é obrigatória. Esta informação vai ajudar você consumidor, a entender melhor as informações nutricionais

E sobre os ingredientes?

Os ingredientes são organizados por quantidade, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que tem maior quantidade no alimento e assim por diante. Outro exemplo interessante são os "pães integrais” que muitas das vezes possuem a farinha de trigo branca como o principal ingrediente.

Fonte: Lancheira Saudável. Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Poder Executivo, São Paulo, 09 de fevereiro de 2020

A quantidade de sódio desse alimento pode ser prejudicial à saúde?

Sim. Ao consumir todo o pacote você atinge aproximadamente a metade da recomendação diária.

- Fiquem atentos, no rótulo vem sempre a quantidade de sódio, mas geralmente consumimos sódio em sua forma conjugada (sal de cozinha) e as recomendações são diferentes.

Recomendação de sal = 5g/dia (OPAS, 2019)

Atenção também para data de validade e se contém algum nutriente ao qual você tem alergia ou intolerância.

Betânia Cristina Rosa Soares e Daniel Ângelo Soares

Nutricionistas da Seção de Alimentação e Nutrição do IF Sudeste MG – Campus Barbacena