Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Fevereiro > Roteiro de Fiscalização de Contratos com DEMO entra em vigor
conteúdo

Geral

Roteiro de Fiscalização de Contratos com DEMO entra em vigor

Roteiro para contratos com dedicação exclusiva de mão de obra (DEMO) foi elaborado pelo CONAD e entra em vigor a partir de 18 de fevereiro.
A RESOLUÇÃO Nº 28 de 19 de novembro de 2019, do CONAD, Conselho de Administração, Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas, aprovou o Roteiro de Fiscalização de Contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra e tornou sua utilização obrigatória após 90 dias de sua publicação, que foi no dia 20 de novembro de 2019. 
O Roteiro é apenas para contratos com dedicação exclusiva de mão de obra (DEMO). Conforme a Instrução Normativa 05/2017, contratos com DEMO são aqueles em que o modelo de execução contratual exija, dentre outros requisitos, que os empregados da contratada fiquem à disposição nas dependências da contratante para a prestação dos serviços; que a contratada não compartilhe os recursos humanos e materiais disponíveis de uma contratação para execução simultânea de outros contratos; e que a contratada possibilite a fiscalização pela contratante quanto à distribuição, controle e supervisão dos recursos humanos alocados aos seus contratos.
Segundo o Coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração do Roteiro de Gestão Fiscalização de Contratos com DEMO, Edilson Fernandes, o roteiro foi pensado para facilitar a vida dos servidores do setor de contratos e principalmente dos fiscais e gestores dos contratos.
Treinamento 
A Pró Reitoria de Administração, a Coordenação de Gestão de Pessoas e o CONAD promoveram um treinamento para capacitar os servidores a usarem o Roteiro. Os campi Barbacena, Rio Pomba, Campus Santos Dumont e Juiz de Fora já receberam o treinamento. As unidades que ainda não foram treinadas devem procurar a Diretoria de Administração da Reitoria. 
 
Produção do CONAD
Além do Roteiro de Fiscalização de Contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra, outros documentos foram elaborados e publicados pelo Conselho de Administração, Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas (CONAD) ao longo do ano de 2019:
Manual de Reconhecimento de Dívida: foi produzido para descrever os procedimentos a serem adotados para o reconhecimento de obrigações no momento do fato gerador, sem que haja a correspondente execução orçamentária. Elaborado com base no art. 37 da Lei 4.320/64 e no art. 22 do Decreto 93.872/86, demonstrou quais sistemas são utilizados ao se reconhecer dívida de exercício anterior, além de ter disponibilizado modelos para declaração
de reconhecimento de dívida e para a demonstração de disponibilidade orçamentária.
Manual Institucional de Padronização da Execução Orçamentária:  foi publicado com o intuito de padronizar algumas rotinas relacionadas à execução orçamentária, atendendo a recomendações dos órgãos de controle. O manual abordou como se realiza a efetiva utilização dos créditos orçamentários destinados pela Lei Orçamentária Anual ao IF Sudeste MG. Ele esclarece o tratamento dado às despesas nas fases de empenho, liquidação e pagamento,
abordando os procedimentos rotineiros de registro no SIAFI / SIASG.
Roteiro para Inclusão de Contratos no SIAFI: estabelece os procedimentos para atribuir numeração de Inscrição Genérica aos contratos realizados pelo IF Sudeste MG e controlados por meio do SIAFI.
Atualmente, outros sete grupos de trabalho do CONAD estão elaborando normas que buscam padronizar outros procedimentos, aprimorando os mecanismos de controle e buscando maior segurança para o trabalho desenvolvido pelos colaboradores do Instituto. Como exemplo, temos o Manual de Conformidade de Gestão e a atualização das normas que estabelecem diretrizes e procedimentos concernentes ao patrimônio público.