Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Segundo eixo destaca importância da curricularização da pesquisa e da extensão
conteúdo

Pesquisa

Segundo eixo destaca importância da curricularização da pesquisa e da extensão

Além do debate conceitual, segundo eixo da jornada ofereceu conteúdos práticos sobre a inserção da curricularização dos currículos de graduação e no sistema SIGAA

No último dia 18 aconteceu o segundo eixo da “Jornada de Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão” do IF Sudeste MG. Na avaliação de Cleverson Ramon Carvalho Silva, diretor de Extensão do instituto, as palestras, mesas e oficinas foram capazes de promover a conscientização dos participantes sobre a importância da curricularização da pesquisa e da extensão, tema do segundo eixo, não como uma obrigatoriedade legal e sim como uma oportunidade de melhora do processo formativo. Além do debate conceitual, o segundo eixo da jornada ofereceu conteúdos práticos sobre a inserção da curricularização dos currículos de graduação e no sistema SIGAA.   

Segundo eixo

O segundo dia do evento teve início com a palestra "Desafios e Caminhos para a Efetivação da Curricularização da Extensão" e contou com especialistas no assunto, como o Professor Daniel Pansarelli da UFABC, que participou da construção da Resolução n° 7/2018, e com o Tomé de Pádua, que possui amplo conhecimento, dissertação defendida e livro sobre a temática. A palestra contou com 79 expectadores e, até o momento, possui 310 visualizações no nosso canal oficial do YouTube. 

Logo após, os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Catarinense - IFC proferiram a palestra "A Pesquisa Curricularizada: uma oportunidade para a Concretização da Excelência na Formação do Ensino Médio a Graduação", em que relataram a experiência prática da sua instituição com a implantação da curricularização da pesquisa. A atividade contou com 73 participantes e, até o momento, possui 208 visualizações no YouTube.

Foram promovidas ainda 3 mesas redondas, em que foram debatidos os caminhos da curricularização nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Licenciaturas. No total, as 3 mesas contaram com a participação de 134 pessoas. 

Durante a noite, as 5 oficinas de curricularização discutiram as bases legais e conceituais da curricularização da extensão e os aspectos práticos para inserção da carga horária destinada à curricularização no sistema SIGAA do IF Sudeste MG. 

Todos os vídeos estão disponíveis no canal oficial do IF Sudeste MG. Confira!

Terceiro Eixo

A inovação será o tema do terceiro eixo, que acontece no dia 15 de junho. O objetivo, conforme o diretor de Extensão, é discutir sobre as potencialidades da Inovação para a materialização da indissocialidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Mais sobre a Jornada

É importante ressaltar que apenas quem se inscreveu no prazo terá direito ao certificado, porém, todas as atividades são gratuitas e de livre participação. Nosso principal objetivo é fomentar a capacitação dos nossos participantes, enfatiza Cleverson Ramon Carvalho Silva. 

A Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser definida como um conjunto de diretrizes, propostas e práticas que buscam promover a interface entre as três áreas finalísticas. Esta definição não pode ser desvinculada da compreensão de que uma educação pública, gratuita e de qualidade tem como base ações integradas entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Composta por quatro eixos temáticos, a programação da Jornada conta com palestras, mesas-redondas e oficinas.  O quarto e último eixo acontece durante o Simepe, no dia 6 de julho, e vai tratar das relações com o mundo do trabalho.

Leia mais em: "Vem aí a "Jornada de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão do IF Sudeste MG"